Veterinário da ADAB foi entrevistado do quadro “Fala Doutor”
Os criadores de bovinos e bubalinos têm até dia 31 de maio, para vacinar seu rebanho. A multa para quem não vacinar e declarar são de R$: 53, 00, por cabeça.
O quadro “Fala Doutor” da rádio Pontal FM, entrevistou na última quinta-feira, 3 de maio, Aleckson Lima, veterinário da AGÊNCIA ESTADUAL DE DEFESA AGROPECUÁRIA DA BAHIA – ADAB.O tema abordado foi a febre aftosa,que há anos não foi registrado nenhum caso na Bahia.
Segundo o veterinário, por conta da seca excessiva que atinge a Bahia, a Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária (Adab) antecipou o lançamento da campanha vacinação contra a febre aftosa.
“Esse cenário compromete a movimentação dos animais e o manejo do rebanho em busca de alimento, colocando em risco a vacinação contra a febre aftosa dos bovinos e bubalinos na Bahia”, disse.
Em todo o estado, cerca de 265.441 propriedades realizam atividades pecuárias, sendo que, desse total, 160 mil fazendas e cinco milhões de cabeças bovídeas estão na área afetada pela seca.
A Bahia tenta atingir o status de Livre de Febre Aftosa em todo o estado. Na campanha os rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados.
Segundo Aleckson,os criadores de bovinos e bubalinos têm até dia 31 de maio, para vacinar seu rebanho. A multa para quem não vacinar e declarar são de R$: 53, 00, por cabeça.
Redação www.folhadovale.net