Vereador denuncia eficiência de tomógrafo do Hospital Regional
Segundo o vereador, é inadmissível que pacientes em estado grave tenham que ser transladados daquele hospital até clínicas particulares para a realização de uma simples tomografia
Na sessão da Câmara de vereadores desta segunda-feira o vereador Hélio Pereira (Lelé) se mostrou indignado com o funcionamento do Tomógrafo do Hospital Regional Juca Bastos.
Segundo o vereador, é inadmissível que pacientes em estado grave tenham que ser transladados daquele hospital até clínicas particulares para a realização de uma simples tomografia. Esse trabalho de condução do paciente é normalmente feito por uma ambulância do SAMU, quando isso se caracteriza um desvio de função daquele serviço.
O vereador afirma que há no Hospital Regional um Tomógrafo instalado há mais de três anos, mas que faltam profissionais para operá-lo quando é necessário. Sugeriu inclusive uma mobilização das lideranças locais em busca da solução do problema.
Contatado, o diretor do Regional Dr. Ariovaldo Boa Sorte declarou que o aparelho de tomografia lá instalado funciona, porém por deficiência de tecnologia, não imprime os laudos. Neste caso o médico solicitante do exame faz a leitura na própria tela, mas nem todos os médicos são capazes de interpretar os resultados.
Disse ainda que há também deficiência de técnicos, hoje são apenas dois, quando o ideal é nove para prestação ininterrupta dos serviços. Contudo segundo o diretor o aparelho tem atendido de forma satisfatória aos pacientes internados. Por fim deu como boa notícia a chegada até o mês de maio de mais um tomógrafo para a unidade, sendo este um aparelho de última geração.
Perguntado sobre as obras de ampliação do hospital Regional, o diretor disse que vai de vento em popa e que provavelmente também no mês devem estar concluídas e já estão selecionados para este novo setor que será para clínica médica trinta técnicos de enfermagem e dez enfermeiros.
Por:Bony Silva