Vereador denuncia caos na saúde pública em Montalvânia

O parlamentar lembra que o dentista é filho do prefeito José Florisval de Ornelas, Dr. José (PTB)

Dona Maria,João Miguel e Dr.Flávio
Dona Maria,João Miguel e Dr.Flávio

O vereador Geraldo Flávio de Macedo Soares, Dr. Flávio (PMDB), do município de Montalvânia, no Norte de Minas Gerais, postou um vídeo no seu perfil no Facebook denunciando o que ele chama de descaso com a saúde. Conforme o parlamentar, o pequeno João Miguel, filho da dona Maria, residente na comunidade de São Sebastião dos Poções, nasceu com uma unha encravada. “Há quatro meses meu filho sofre com uma unha encravada, já procurei o Posto de Saúde várias vezes. Eles mandaram procurar o hospital, mas não resolveram o problema. Passaram dipirona, meu filho sofre com isso”, relata a mãe da criança no vídeo.

Em relação ao caso envolvendo o bebê, no distrito de Poções, o Secretário de Saúde informou que ele foi atendido três vezes e encaminhado ao hospital Cristo Rei. “A partir daí, não nós responsabilizamos pelo atendimento, porque é de competência do Hospital Cristo Rei”, disse Afonso.

A pediatra Juliana Macéa disse, ao portal Folha do Vale, que é importante cortar as unhas mais retas, evitando arredondar os cantos. Em casos iniciais, massagens diárias na pele inchada com cremes à base de corticoide podem diminuir a inflamação da pele e liberar os cantos das unhas. Em casos mais avançados, pode ser preciso consultar um dermatologista para colocação de um algodão, curativo de tração ou até pequeno instrumento que, aos poucos, libere os cantos das unhas. Ela explica que a cantotomia (que é a cirurgia para correção de unha encravada) não costuma ser indicada para bebês, pois há alta chance de reduzir permanentemente a largura da unha, deixando um resultado inestético no futuro.

O vereador Dr. Flávio denunciou, ainda, que há sete meses o dentista, contratado para atender na comunidade do Novo Horizonte, recebe um salário de mais de 5 mil reais, maior do município, não comparece na comunidade para atender os  pacientes. O parlamentar lembra que o dentista é filho do prefeito José Florisval de Ornelas, Dr. José (PTB).

Em resposta, ao portal Folha do Vale, o Secretário Afonso Filogônio disse  que o dentista atende TODA a zona rural e comunidades que possuem consultórios odontológicos equipados. “O que acontece é que a Administração anterior deixou o consultório da comunidade de NOVO HORIZONTE sucateado e sem condições mínimas para atendimento. O que já está sendo providenciado, assim que o consultório desta comunidade estiver em condições de atender o serviço será regulamentado. Enquanto isso, os pacientes que necessitam dos serviços odontológicos estão sendo atendidos nas comunidades mais próximas como Canabrava e Capitãnia”, ressaltou Afonso.

 

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário