Taxa de transmissão ainda é alta em Guanambi
Nos últimos seis dias foram 232 novos registros na cidade de Guanambi, conforme mostra o boletim da secretaria de Saúde.
GUANAMBI – A taxa de transmissão da Covid-19 em Guanambi continua não caiu nos últimos seis dias, como indica o Boletim Epidemiológico divulgado diariamente. Nas últimas 24 horas foram 54 novos registros e 232 registros de 21 a 26 de março.
Com os novos registros Guanambi contabiliza 5.072 casos confirmados e 4.820 pacientes considerados recuperados. A cidade já registrou 41 óbitos por complicações da Covid-19, sendo que o quadragésimo primeiro óbito foi registrado na sexta-feira, sendo um adolescente de 15 anos.
Guanambi registra o maior número de mortos e casos confirmados na chamada Microrregião de Guanambi composta por 22 municípios. A taxa de ocupação dos leitos em Guanambi ainda é muito alta.
A taxa no Hospital de Campanha/Ânima/UniFG é de 73,3%, já o Hospital de Campanha Municipal chegou a 50%. O PA COvid-19 73,3%.
Ainda na sexta-feira, a secretaria emitiu uma nota informado que foi identificado na cidade o primeiro caso da variante SARS-COV-2 P.1 da linhagem B.1.1.28 (Variante de Manaus), vírus com maior transmissibilidade.
O caso foi notificado no dia 23 de março de 2021, através do sequenciamento genético por amostragem em caso confirmado de COVID-19, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).
Trata-se de uma paciente diagnosticada com COVID-19 no mês de fevereiro, com sintomas leves e não sendo necessária internação, sem histórico de viagens ou contato com pessoas que tenha viajado para localidades especificas em que há circulação da variante P.1, assim considera-se um caso autóctones (contraído no próprio município).