SMTrans  esclarece dúvidas sobre lombadas eletrônicas em Guanambi 

O órgão de trânsito informa que essas lombadas foram instaladas observando criteriosamente, tudo quanto contido na Resolução do CONTRAN.

Lombadas eletrônicas. Foto: reprodução SMTran.
Lombadas eletrônicas. Foto: reprodução SMTran.

GUANAMBI – Implantadas em Guanambi no final de julho com o objetivo de fortalecer a prevenção a acidentes de trânsito, as lombadas eletrônicas continuam funcionando de forma educativa.

Diante das dúvidas dos motoristas acerca da funcionalidade das lombadas, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) faz alguns esclarecimentos. A SMTran informou que essas lombadas eletrônicas não possuem nenhum componente tipo “radar”, que permita a captura de imagens das placas dos veículos, para posterior emissão de notificação de infração. 

O órgão de trânsito informa que essas lombadas foram instaladas observando criteriosamente, tudo quanto contido na Resolução nº 798 do CONTRAN, de 02 de setembro de 2020.  

A função das Lombadas Eletrônicas Educativas, consiste apenas e tão somente em captar através de ondas magnéticas com alcance médio de 100 (cem) metros imagens de veículos que se aproximam, e em seguida informar aos próprios condutores, através de sua tela digital, a velocidade compatível e permitida, no momento da aproximação das referidas Lombadas. 

Acompanhamento permanente 

Uma Comissão Especial, formada pelo Diretor de Trânsito, um técnico em eletrônica, e dois Agentes de Trânsito desta Superintendência, foi designa para acompanhamento permanente, de modo a identificar possíveis avarias ou panes que possam interferir no desempenho dos equipamentos, funcionando em caráter Experimental e Educativo, buscando reduzir a velocidade nas vias.  

A SMTran informa que não foi registrado até o presente momento, qualquer pane ou avaria que justificasse a intervenção técnica em seu funcionamento conforme demonstrado em Relatório de Aferição. 

Papel Educativo 

Segundo o Superintendente Municipal de Trânsito, João de Deus Cotrim, “as Lombadas Eletrônicas seguem cumprindo seu papel Educativo e Informativo em pontos críticos e geradores de conflitos de nosso Município, buscando reduzir a velocidade e consequentemente, os índices de acidentes ou sinistros, nos locais onde estão instaladas, promovendo o desenvolvimento de um Trânsito mais Humano e Seguro para todos. 

Locais e velocidade permitida 

– Av. Santos Dumont – 02 Lombadas eletrônicas (50 KM)                                          

– Av. Messias Pereira Donato (Castelo Branco) –  01 Lombada eletrônica (40 KM)                                                                                      

– Rua Otávio Mangabeira – 01 Lombada eletrônica (40 km)                                                                

– Av. Dr Sandoval Moraes – 01 Lombada Eletrônica (40 km)   

Leia mais:
Deixe seu comentário