Sem água há 5 dias, moradores de Urandi cobram providências

Moradores da cidade de Urandi, no sudoeste da Bahia, estão sem água há 5 dias, por conta de uma obra no Parque Eólico Serra das Almas.

URANDI — Moradores da cidade de Urandi, no sudoeste da Bahia, estão há 5 dias sem água jorrando nas torneiras. Eles afirmam que estão com o sistema de abastecimento de água interrompido desde 22 de janeiro, em rezão das fortes chuvas.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O município com água da nascente do rio Cabeceiras e Raiz, conforme relatos dos moradores ao Folha do Vale. O fornecimento de água não é feito por empresa privada, mas por meio de uma autarquia administra pelo município.

De acordo com os moradores, a obra de instalação de um parque eólico na região provocou um deslizamento de terra no local, afetando assim a nascente. A nascente, que era limpa e possuía água potável, encontra-se com terra e barro”, comentou um morador.

Os moradores denunciam que nos últimos dias o que jorrou nas torneiras foi água imprópria para consumo, por isso, carros-pipa realizam o abastecimento de água de forma emergencial.

Na manhã de sexta-feira (26), uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores, com representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA), do Inema, de membros da prefeitura e da Câmara, para debater os impactos ambientais causados pela obra do parque eólico.

Em nota, o Parque Eólico Serra das Almas informou que monitora os recursos hídricos da área, com a realização de amostras das nascentes para análise da qualidade da água. Até o momento, segundo a empresa, não foram verificados parâmetros acima dos valores máximos permitidos pela portaria do Ministério da Saúde.

A empresa disse ainda que o estudo realizado evidenciou que as áreas das nascentes não sofreram danos e que mantém contato com a população e as autoridades com a disponibilidade de caminhões pipa e galões de água mineral.

Deixe seu comentário