Seis das 10 cidades mais violentas do Brasil estão na Bahia
Os dados das cidades mais violentas foram divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
BAHIA — Seis das dez cidades mais violentas do Brasil estão na Bahia, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
O município de Camaçari, na região metropolitana, ocupa o segundo lugar. Na sequência, Jequié, no sudoeste, ocupa a terceira colocação. Na quinta colocação, Simões Filho, Feira de Santana, na sexta, enquanto Eunápolis, ocupa a décima colocação.
Conforme o Anuário, o município mais violento do país é Santana, no estado do Amapá, distante cerca de 17 quilômetros de Macapá. A capital Macapá também aparece no ranking das 10 cidades mais violentas do país. O estado do Amapá possui a maior taxa de mortes por 100 mil habitantes (69.9%).
- Santana (AP)
- Camaçari (BA)
- Jequié (BA)
- Sorriso (MT)
- Simões Filho (BA)
- Feira de Santana (BA)
- Juazeiro (BA)
- Maranguape (CE)
- Macapá (AP)
- Eunápolis (BA)
Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisa a situação da violência no Amapá. Segundo ela, a região é marcada por conflitos entre facções criminosas.
Na Bahia, os crimes que decorrem dessas disputas do crime organizado, de conflitos de grupos, que um se alia à PCC, o outro ao Comando Vermelho, aí tem algum tipo de dissidência no crime organizado.