Seis das 10 cidades mais violentas do Brasil estão na Bahia

Os dados das cidades mais violentas foram divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Ação policial no município de Santana, o segundo mais populoso do Amapá — Foto: PM-AP/Divulgação
Ação policial no município de Santana, o segundo mais populoso do Amapá — Foto: PM-AP/Divulgação

BAHIA — Seis das dez cidades mais violentas do Brasil estão na Bahia, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O município de Camaçari, na região metropolitana, ocupa o segundo lugar. Na sequência, Jequié, no sudoeste, ocupa a terceira colocação. Na quinta colocação, Simões Filho, Feira de Santana, na sexta, enquanto Eunápolis, ocupa a décima colocação.

Conforme o Anuário, o município mais violento do país é Santana, no estado do Amapá, distante cerca de 17 quilômetros de Macapá. A capital Macapá também aparece no ranking das 10 cidades mais violentas do país. O estado do Amapá possui a maior taxa de mortes por 100 mil habitantes (69.9%).

  1. Santana (AP)
  2. Camaçari (BA)
  3. Jequié (BA)
  4. Sorriso (MT)
  5. Simões Filho (BA)
  6. Feira de Santana (BA)
  7. Juazeiro (BA)
  8. Maranguape (CE)
  9. Macapá (AP)
  10. Eunápolis (BA)

Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisa a situação da violência no Amapá. Segundo ela, a região é marcada por conflitos entre facções criminosas. 

Na Bahia, os crimes que decorrem dessas disputas do crime organizado, de conflitos de grupos, que um se alia à PCC, o outro ao Comando Vermelho, aí tem algum tipo de dissidência no crime organizado. 

Deixe seu comentário