Secretário de Meio Ambiente de Palmas de Monte Alto explica situação de terras invadidas por fazendeiro em Pinga Fogo
Quanto à invasão da área pública, o mesmo disse informou que o fazendeiro Tonico de Zé Mineiro, ficou de apresentar a escritura da terra que comprove que as terras, mas até o momento nada. “Estamos aguardando a documentação do fazendeiro, se for dele é uma situação difícil, mas se não for ele terá que retirar a cerca”,disse.
Na manhã desta terça-feira (22), a equipe do portal Folha do Vale, conseguiu falar com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Palmas de Monte Alto, Edilson Pereira, sobre a invasão de terras públicas no distrito de Pinga Fogo.
Segundo o secretário, ele esteve pessoalmente no local, onde constatou o desmatamento com fotografias enviando aos órgãos competentes. Quanto à invasão da área pública, o mesmo disse informou que o fazendeiro Tonico de Zé Mineiro, ficou de apresentar a escritura da terra que comprove que as terras, mas até o momento nada. “Estamos aguardando a documentação do fazendeiro, se for dele é uma situação difícil, mas se não for ele terá que retirar a cerca”,disse.
Questionado pelo portal, o por quer Tonico só veio reivindicar as terras mais de 40 anos depois, já que a terra antes pertencia ao fazendeiro Valdir, o mesmo não soube responder. O mesmo citou que pediu para os moradores fazerem um abaixo assinado para dar mais segurança.
O fazendeiro invadiu uma área equivalente a cinco campos de futebol, local que foi fonte de renda de muitos moradores que tiravam o sustento dali, inclusive sendo caso de polícia para aqueles que tentavam tirar seu sustento das águas. Desde que a equipe fez a denúncia, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edilson não se movimentou para conter a irresponsabilidade do fazendeiro, ao contrário, o mesmo é acusado de ser omisso pelos moradores.
Na última segunda-feira, 21 de setembro, a equipe do portal esteve no local que Tonico se apossou de terras do reservatório público federal e, além de cortar e queimar algumas espécies vegetais nativas, ainda cercou a área.
Para os moradores, outro assunto grave foi o fato do vereador Oscarino Roriz, representante da comunidade não mover uma palha para parar. A Barragem do Pinga Fogo agora se restringiu apenas ao local menor que uma quadra de esporte.
Redação www folhadovale.net