Secretária de Saúde de Guanambi alerta para risco de acidentes com escorpião

Os peçonhentos podem se refugiar nos mais diferentes locais, especialmente, em lugares escuros e úmidos, conforme a secretaria.

GUANAMBI –   Uma campanha para incentivar a população sobre o risco de acidentes com escorpião no período de reprodução da espécie que acontece entre os meses de agosto a setembro, foi iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi.

A secretária Nancy Ferraz da Silveira disse que nesse período as fêmeas têm maior concentração de veneno, o que pode levar a um acidente fatal quando as vítimas forem crianças ou idosos.

Dados disponibilizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informa que até dia 22 de agosto, haviam sido 617 notificações de acidentes com escorpião na microrregião de Guanambi, sendo 195 ocorreram na cidade.

Os peçonhentos podem se refugiar nos mais diferentes locais, especialmente, em lugares escuros e úmidos, como amontoados de madeira, pedras, fendas de parede, atrás de móveis, roncos de árvores ou montes de entulho deixados num canto da casa ou do quintal.

Evitar acidentes

  • manter a casa limpa e evitar acúmulo de entulhos para evitar o aparecimento de baratas (um dos alimentos do escorpião);
  • utilizar tampas ou telas em ralos de banheiro, pias de cozinha e vãos das portas;
  • fazer a manutenção da caixa de esgoto e da caixa de gordura. O escorpião fica entocado durante o dia e sai para caçar à noite;
  • evitar que cobertas, lençóis e colchas encostem no chão, porque eles podem subir por elas;
  • sacudir roupas e sapatos antes de usá-los;
  • realizar desinsetização (aplicação de inseticida), regularmente, a cada 3 meses.

Em caso de  acidente, o Ministério da Saúde (MS) recomenda ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

Deixe seu comentário