Secretária de Saúde de Caetité emite nota após idosa ter braço fraturado na UPA 24h

A direção lamenta o ocorrido, ressaltando que, diante do caso, não houve negligência profissional, no entanto, continua investigando.

CAETITÉ — A secretária Municipal de Saúde de Caetité, na região sudoeste da Bahia, emitiu uma nota de esclarecimento na tarde desta segunda-feira (15), após uma idosa de 83 anos ter sofrido fratura no braço.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Judite Souza teve o braço quebrado durante atendimento na UPA 24h na manhã de domingo (14), conforme denúncia da sua neta, Camylla Souza.

Ao portal Folha do Vale, a secretária informou que, juntamente com a direção e coordenação da UPA, trata-se de uma paciente acamada com rigidez articular importante de membros superiores e inferiores.

Na nota, a secretaria afirma que ela foi admitida na unidade com quadro clínico de hipoglicemia, gemência e hipoatividade. Após estabilização do quadro, foram solicitados exames complementares como: raio-x e laboratoriais.

De acordo com a nota, ao realizar a coleta dos exames laboratoriais, a técnica de enfermagem responsável pela coleta solicitou ajuda da filha da paciente para mobilização postural. Durante a rotação contralateral dos membros inferiores, a tentativa de coleta no membro superior esquerdo apresentou um estalo ósseo.

“Neste momento, o médico plantonista foi chamado e, após avaliação da paciente, solicitou a radiografia do braço esquerdo, tendo como resultado a fratura de úmero. A paciente foi avaliada pelo ortopedista, que confirmou que a causa provável da fratura foi decorrente de uma osteoporose severa, o que justifica a causa da fratura espontânea”, diz outro trecho da nota.

A direção da unidade lamenta o ocorrido, ressaltando que, diante do caso, não houve negligência profissional, no entanto, continua em investigação para total esclarecimento aos familiares.

Confira a nota na íntegra.

A secretária municipal de saúde, juntamente com direção e coordenação da upa de Caetité, vem através desta, esclarecer sobre o caso de fratura da senhora j.p.s, 83 anos, ocorrido na unidade no dia 14/09/25. Trata-se de uma paciente idosa acamada com rigidez articular importante de membros superiores e inferiores. A mesma foi admitida na unidade de pronto atendimento com quadro clínico de hipoglicemia, gemência e hipoatividade. Após estabilização do quadro clínico foi solicitado exames complementares: raio-x e laboratoriais. Ao realizar a coleta dos exames laboratoriais, a técnica de enfermagem responsável pela coleta, solicitou ajuda da filha da paciente para mobilização postural, durante a rotação contralateral dos membros inferiores e a tentativa de coleta no membro superior esquerdo apresentou um estalo ósseo. neste momento, o médico plantonista foi chamado e após avaliação da paciente solicitou a radiografia do braço esquerdo tendo como resultado a fratura de úmero. A paciente foi avaliada pelo ortopedista que confirmou que a causa provável da fratura foi decorrente uma osteoporose severa, o que justifica a causa da fratura espontânea.

A direção da unidade lamenta o ocorrido, ressaltando que diante do caso não houve negligência profissional, no entanto, continuamos em investigação para total esclarecimento aos familiares.

Deixe seu comentário