Primeira morte por dengue é confirmada em Brumado
A morte por dengue foi confirmada Fábio Azevedo, Coordenador de Endemias da Vigilância Epidemiológica Municipal.
BRUMADO — A primeira morte por dengue foi registrada na cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia. A morte foi confirmada por Fábio Azevedo, Coordenador de Endemias da Vigilância Epidemiológica Municipal.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora
Ele disse que Brumado atualmente registra 1365 casos notificados, sendo 323 casos confirmados de dengue clássica, 26 de dengue com sinais de alerta e 1 de dengue grave. Além disso, um óbito confirmado e um segundo sendo investigado.
O coordenador explicou que 244 casos já foram descartados e 771 ainda estão aguardando o resultado da análise laboratorial. “A dengue está generalizada”, pontuou.
Ao Achei Sudoeste, ele destacou que a Vigep tem realizado um intenso trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, tanto na sede como na zona rural. No campo, em praticamente todas as áreas, a Vigep fez o bloqueio costal. Já na zona urbana, poucas áreas estão descobertas.
Para o coordenador, o trabalho de conscientização feito nas escolas, nas empresas e nas comunidades tem ajudado a aumentar a adesão da população para evitar a formação de possíveis focos dos mosquitos nas residências, através do descarte correto do lixo e da vedação das caixas e reservatórios de água.
“O mosquito se prolifera em água limpa e parada. Temos que ter a mobilização e o apoio da comunidade”, alertou. Hoje, o índice de infestação do mosquito na cidade é acima de 2%, considerado alto, visto que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é abaixo de 1%. O número já caracteriza que Brumado vive uma epidemia de dengue.