Presidente da Câmara toma posse nesta quarta em lugar de Enoch, afastado por medida cautelar poucos dias após assumir o cargo

Vereador em segundo mandato e terceiro na linha de sucessão no município de Jaíba, Júnior da Maqtel foi o grande responsável pelo sucesso do processo que resultou no afastamento do ex-prefeito Jimmy Murça.

Por:Luis Claudio Guedes

 

A ‘Operação Agosto’ deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira em Jaíba, no extremo Norte de Minas, agravou a crise política que o município atravessa desde o último mês de agosto, quando a Câmara Municipal instalou comissão processante para investigar o então prefeito Jimmy Murça (PCdoB), afastado do cargo no último dia 22 de novembro. A cidade passar a contar, a partir desta quarta-feira (4), com o terceiro prefeito no cargo em menos de duas semanas.

Em sessão extraordinária prevista para às 09h00, a Câmara Municipal vai empossar no cargo de primeiro mandatário do município o atual presidente da Casa, vereador Júnior Leonir Magalhães Freitas, o Júnior da Maqtel (PSDB), 50 anos, que substitui a Enoch Vinicius Campos de Lima (PDT), afastada nesta terça-feira por medida cautelar da Justiça. Enoch, o breve, está no cargo há apenas 10 dias, após ter assumido, na condição de vice-prefeito eleito, a cadeira de prefeito no lugar de Jimmy Murça.

Vereador em segundo mandato e terceiro na linha de sucessão no município de Jaíba, Júnior da Maqtel foi o grande responsável pelo sucesso do processo que resultou no afastamento do ex-prefeito Jimmy Murça. O futuro prefeito terá agora que forma sua nova equipe de governo, que pode ser transitório, sem se deixar levar por influências dos tradicionais políticos locais – quase todos sob suspeita de envolvimento com irregularidades na Prefeitura local.

A Câmara de Jaíba também passa a ter nova configuração a partir desta semana. O suplente Jefferson Kleber Nogueira (PSDB) vai ocupar a vaga aberta com a saída do correligionário Júnior Leonir para o comando do Executivo. Em outra posse na Casa, o suplente Neudirlan Antonio Soares Filho (PRB) assume a cadeira do vereador Adilson de Freitas David, o Tela (PRB), também afastado nesta terça-feira por força de liminar judicial. O vereador Tela, por sinal, teve que receber cuidados médicos na Superintendência da Polícia Federal, em Montes Claros, após ter passado mal.

Deixe seu comentário