Prefeitura de Carinhanha e PM discutem ações de combate a pesca ilegal
Para garantir a preservação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Carinhanha firmou parceria com a PM para desenvolver estratégias de contenção da pesca ilegal.
CARINHANHA – Entre os dias 1º de novembro e 28 de fevereiro é época de piracema, período quando os peixes se reproduzem e garantem a perpetuação da espécie.
Para garantir que se cumpra essa legislação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Carinhanha, município localizado no território Médio São Francisco, firmou parceria com a Polícia Militar para desenvolver estratégias de contenção da pesca predatória em nossos rios e mananciais.
A Lei Federal nº 7.653/88, que versa sobre a proteção da fauna brasileira, determina que é proibido pescar nesse período e as penalidades vão de multa a apreensão de equipamentos, além da suspensão da atividade.

Para fomentar a discussão sobre a proteção da espécie nesse período, foi debatida durante uma reunião nesta terça-feira (30), os impactos da não preservação dos peixes. Estivera no encontro o secretário da pasta, Uendel Fábio; o capitão Fábio Bonfim e o subtenente Marco de Paula, do batalhão da PM de Carinhanha.
Segundo Fábio, a reunião serviu para montar estratégias a serem aplicadas no município. “Ficou definido que a Semades promoverá atividades de orientação e fiscalização durante todo o período da piracema e sempre contando com o apoio da Polícia Militar. Com essa união de forças, garantiremos a preservação de algumas espécies de nossa região que já se encontram ameaçadas, a exemplo do Pirá, que é um símbolo do Rio São Francisco, mas corre um grande risco de desaparecer para sempre”, alertou.