Prefeitura de Caetité se manisfesta sobre suposto esquema de vacinação da Covid-19
A Prefeitura de Caetité declara que todas as doses foram administradas com responsabilidade e que a secretária de saúde e seu marido são alegíveis para receber a vacina.
CAETITÉ – Na manhã desta sexta-feira (23), a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité emitiu uma nota de esclarecimento sobre o suposto esquema ilegal de vacinação da Covid-19.
Em processo movido desde fevereiro de 2021, o advogado Marco Antônio Guanais Aguiar Rochael denunciou os gestores executivos da Prefeitura de Caetité por incluir na lista de vacinação dezenas de pessoas para receber doses dos imunizantes.
De acordo a denúncia apresentada a maioria das pessoas que furaram a fila de vacinação não estão enquadradas nas exigências estabelecidas no plano nacional de vacinação do governo federal.
Segundo o advogado, a secretária de saúde e seu marido, familiares de servidores da saúde, profissionais que não trabalham na linha de frente do combate a pandemia, funcionários de hospitais particulares e médicos de Guanambi recebem as doses dos imunizantes indevidamente. Naquela ocasião as vacinas só eram garantidas para profissionais da linha de frente e idosos. Após cumprida a meta de vacinação daquele grupo novas fases seriam executadas pela União.
Em resposta aos questionamentos feitos pela imprensa e pela população de Caetité, a Prefeitura esclareceu que a secretária municipal de Saúde e o seu esposo foram vacinados porquê ambos são profissionais de saúde e, conforme determinação do Ministério da Saúde devem ser vacinados, até porque estão na linha de frente do combate à covid-19 no município.
E em relação a manifestação processual movida pelo advogado Marco Antônio a Prefeitura informou que a procuradoria jurídica tomou conhecimento da denúncia e oportunamente irá se manifestar sobre o tema.
A prefeitura também disponibilizou um canal exclusivo para denúncias de casos que envolve a prática ilegal de furar a fila da vacinação. A reclamação pode ser registrada pelo e-mail institucional: saude@caetite.ba.gov.br. A nota de esclarecimento divulgada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura pode ser consultada na integra.