Prefeito de Candiba é denunciado suspeito de desviar verba de Programa Saúde na Escola
Jarbas foi denunciado suspeito de desviar verba de Programa Saúde na Escola, na aquisição de óculos para estudantes da rede municipal de ensino.
CANDIBA – O prefeito de Candiba, no Sudoeste da Bahia, Jarbas Henrique Martins Oliveira (PSD), foi denunciado na Procuradoria Regional de Guanambi, pelo vereador Fábio Júnior Veiga de Oliveira (MDB), por desvio de recursos destinados ao Programa Saúde na Escola.
De acordo afirmou o vereador ao Jornal do Sudoeste, há indícios de desvio de recursos do Programa Saúde na Escola. Fábio disse que o gestor havia anunciado a entrega de 54 óculos para estudantes da rede pública municipal de Ensino, mas em contato com supostos beneficiários, diretores das unidades escolares beneficiados e secretaria municipal de Educação, ele não localizou nenhum estudante que tenha recebido óculos.
Conforme consta na denúncia protocolada na procuradoria, em resposta ao seu questionamento Renata Nery dos Anjos Oliveira, secretária Educação e Cultura, teria informado que os referidos óculos jamais foram entregues.
Fábio ainda destacou na denúncia, que o então secretário municipal de Saúde, Noélio Bebé de Souza Júnior, no último dia 8 de julho, em resposta a ofício encaminhado à Secretaria, disponibilizou a listagem dos alunos que teriam sido ‘beneficiados’ com os óculos do Programa Saúde na Escola. O vereador afirmou que esse documento foi determinante para que o prefeito, dez dias depois, exonerasse o secretário municipal de Saúde
Segundo o vereador, além de não entregar os óculos, o gestor teria feito a aquisição dos óculos, conforme Nota Fiscal apresentada pela Administração Municipal, sem que tivesse havido o competente processo licitatório, como prevê a legislação vigente.
Procurado, o gestor não respondeu o questionamento do Portal Folha do Vale, no entanto, o espaço fica aberto para os devidos esclarecimentos. Jarbas é pré-candidato à reeleição.
O prefeito Jarbas foi denunciado em agosto de 2018, ele estampou sua foto em uma placa com a foto do Hospital e Maternidade de Candiba de plano de fundo. A publicidade institucional é permitida no setor público, no entanto, é vedada a autopromoção de gestores ou servidores em peças pagas com o dinheiro público.