Prefeito candidata Urandi para realizar cirurgias ortopédicas
Prefeito candidatou Urandi para realizar cirurgias ortopédicas, mas a decisão depende da Sesab.
GUANAMBI – Eleito em novembro de 2020 com 5.213 votos, Warlei Oliveira de Souza (PSD) administra o município de Urandi como se fosse um político veterano. Nos primeiros meses de governo, o jovem de 32 anos fez Urandi ressurgir das cinzas.
Entre os 23 municípios consorciados no Consórcio Interfedarativo de Saúde do Alto Sertão (CIS), Urandi é o destaque na área da saúde, posição que qualifica para se candidatar para realizar cirurgias ortopédicas na região Sudoeste.
Na manhã de terça-feira (5), durante uma reunião do CIS com Tereza Paim, Secretária estadual em exercício da Saúde, no Clube de Campo, em Guanambi, Warlei candidatou urandi para realizar cirurgias ortopédicas.
Com uma população estimada em 16.665 habitantes, o Hospital Municipal Padre Antônio Manoel Rocha, conta com 36 leitos, Unidade Semi-Intensiva, UTI Móvel, sala pré-operatório, sala pós-operatória e duas salas de cirurgia.
Warlei afirmou que o município tem estrutura para realizar cirurgias ortopédicas eletivas, atendo assim a demanda dos municípios da região, bem como do próprio município. O prefeito disse que o hospital suporta esse tipo de cirurgia, mas tudo depende de uma análise por parte da Sesab.
De acordo com o prefeito, caso seja aprovado o município passa a realizar cirurgias ortopédicas. “Hoje ofertamos 13 tipos de especialidades médicas, além da clínica geral. Realizamos procedimento de cirurgia geral, uma média de 40 por mês”, disse o perfeito.
Ainda de acordo com o prefeito, cirurgias pequenas e de média complexidade é feita na unidade hospitalar. “Temos potencial de receber mais uma especialidade, no caso cirurgia ortopédica”, falou.
“O desafio é grande, mas estou com os pés no chão e pronto para fazer. Muita coisa foi realizada, contudo, temos muito mais para realizar”, comentou.
Antes de encerrar a entrevista, Warlei fez um balanço dos primeiros meses de administração. O prefeito disse que Urandi se prepara para implantar o ensino integral nos anos finais do ensino fundamental para 2022, condição que prepara os alunos para o futuro.