Pré-candidato a prefeito de Cocos vai à Justiça censurar reportagem da Folha do Vale, mas juiz nega e confirma inelegibilidade

A atitude do ex-prefeito Dr. Alex demonstra um ato de perseguição contra a FV, confirmando que o político não respeita a liberdade de imprensa.

CORIBE — O ex-prefeito de Cocos e pré-candidato Alexnaldo Correia Moreira, conhecido como (Dr. Alex), representou contra o Portal Folha do Vale, na  61ª Zona Eleitoral de Coribe, pedindo a retirada de uma matéria jornalística de interesse público.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Na representação, o ex-prefeito pediu em caráter liminar a exclusão imediata e definitiva das redes sociais da reportagem, alegando propaganda eleitoral antecipada negativa com o intuito de denegrir a sua imagem como pré-candidato, afirmando que as críticas feitas excedem os limites da liberdade de informação.

Trecho da decisão
Trecho da decisão

A reportagem citada pelo ex-prefeito não se trata propaganda eleitoral antecipada, mas de uma notícia jornalística que respeitou os critérios de noticiabilidade com documento que comprova a veracidade da informação narrada, como determina o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Artigo 1º, inciso II – a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público.

Na decisão dessa sexta-feira (2), o Juiz Eleitoral de Coribe, Thiago Borges Rodrigues, indeferiu a representação ajuizada pelo Partido Renovação Democrática de Cocos. O magistrado cita que, inicialmente, o pedido deve ser recebido como Direito de Resposta em razão de sua causa de pedir.

Ainda na decisão, Thiago Borges Rodrigues deixa claro que, em juízo de cognição sumária, no momento não vislumbro fatos descolados da realidade, pois, segundo o TSE, o representante continua inelegível de fato, o que não significa dizer que assim continuará. Ou seja, não vejo, em exame superficial, veiculação jornalística capaz de sofrer constrição judicial liminar.

“Portanto, sem mais delongas, observo que a probabilidade do direito alegado não se encontra devidamente demonstrada, tampouco o risco do resultado útil do processo”, cita Thiago Borges Rodrigues, da 61ª Zona Eleitoral de Coribe.

A atitude do ex-prefeito Dr. Alex demonstra um ato de perseguição contra a Folha do Vale, confirmando que o político não respeita a liberdade de imprensa, que é “princípio fundamental da experiência democrática. O Portal Folha do Vale reafirma seu papel garantidor das liberdades contra a censura, além de reformar seu compromisso com a verdade

Deixe seu comentário