Praia do Pontal em Carinhanha é tomada pelo descaso público
O balneário Pontal, localizado entre os rios Carinhanha e São Francisco, se transformar no cenário do fim de semana, aonde garrafas PET e de vidro, sacolas plásticas e outras embalagens nas areias.
Nestes dias quentes aonde a temperatura chega até 39ºC, a praia do Balneário Pontal, principal ponto turístico da cidade chegar a receber cerca de 2 mil pessoas nos finais de semana. Como nessa vida tudo tem um preço, o lixo deixado na praia chama a atenção pela quantidade e pelo impacto ambiental. O balneário Pontal, localizado entre os rios Carinhanha e São Francisco, se transformar no cenário do fim de semana, aonde garrafas PET e de vidro, sacolas plásticas e outras embalagens nas areias.
Os banhistas de toda região transforma o local, no verdadeiro lixão. As churrasqueiras são acesas em baixo das arvores sem nenhuma fiscalização. Após um dia de farra dos turistas, as cinzas são jogadas nos pés das arvores que estão ali, desde colonização de Carinhanha.
‘O banhista não tem responsabilidade sobre seu lixo e o abandona na praia, então, o rio absorve estes restos e os peixes acabam morrendo. Os pescadores são prejudicados com a falta do peixe e isso gera um problema social imediato’, adverte Wilson.
A prefeitura é a responsável pelo recolhimento e manejo do lixo na praia, mas não tem estrutura para lidar com o enorme volume de dejetos. A secretaria de Meio Ambiente, criada a menos de um ano, pouco faz para tentar solucionar ou amenizar o problema.
Outro problema grave são os carros de som e os barcos, que estão entre as pessoas sem nenhum controle. Antes não era permitida a entrada de veículo no local, mas como não existe mais fiscalização, os banhistas aproveitam para bagunçar.
Redação www folhadovale.net