Operação policial localiza fornos ilegais para produzir carvão em Carinhanha

Três fornos de produção ilegal de carvão foram destruídos, na manhã da última segunda-feira (28), em Cabacinha, Zona Rural de Carinhanha.

Fornos sendo destruídos. Foto: Reprodução: CIPPA/Lençóis
Fornos sendo destruídos. Foto: Reprodução: CIPPA/Lençóis

CARINHANHA –  A Polícia Ambiental localizou três fornos de produção ilegal de carvão, na manhã da última segunda-feira (27), em Carinhanha, no Médio São Francisco. A operação aconteceu na comunidade de Cabacinha, zona rural da cidade, após uma denúncia pelo Zap (75) 99951-5994.

Os policiais da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental em Lençóis (CIPPA/Lençóis) encontraram no local além dos fornos que foram destruídos, várias árvores da espécie Aroeira cortadas e cerca de um hectare de área desmatada. Os fornos foram destruídos e as madeiras apreendidas.

Madeira de lei. Foto: Reprodução: CIPPA/Lençóis

A extração ilegal de madeira e a fabricação ilegal de carvão são crimes ambientais previstos pela Lei 9.605/98, que podem resultar em multa e prisão. Essas atividades também contribuem para o desmatamento do bioma e a exploração de trabalho escravo.

De acordo com a polícia, essas práticas causam prejuízos irreparáveis para a natureza, como a perda de biodiversidade, o aumento do risco de extinção de animais silvestres e a perda dos serviços ecossistêmicos prestados pela floresta, como a manutenção do clima e do ciclo hidrológico.

A CIPPA/LENÇÓIS é uma unidade da Polícia Militar da Bahia especializada na proteção do ecossistema do centro e do oeste baiano.

Deixe seu comentário