Operação apura desvio em contratos de manutenção no TJ-BA; empresa teria recebido R$ 2,9 milhões sem prestar serviços

As diligências apontam que os documentos fraudulentos indicavam intervenções supostamente realizadas em diversas comarcas do interior do estado.

SALVADOR – A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (14), a Operação Baixa Execução, voltada à apuração de um suposto esquema de irregularidades em contratos de manutenção de sistemas de refrigeração firmados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A iniciativa é coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), por meio da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap).

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Segundo informações preliminares da investigação, uma empresa contratada pelo órgão teria recebido valores superiores a R$ 2,9 milhões por serviços que, de acordo com os levantamentos, não teriam sido efetivamente executados. Para justificar os pagamentos, teriam sido elaborados relatórios fictícios, atestando manutenções preventivas e corretivas que, na prática, não ocorreram.

As diligências apontam que os documentos fraudulentos indicavam intervenções supostamente realizadas em diversas comarcas do interior do estado. No entanto, as vistorias apontaram a ausência de qualquer prestação de serviço nos locais citados.

O inquérito policial apura indícios de crimes como fraude na execução de contrato administrativo e falsificação de documentos públicos. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, com o objetivo de reunir provas e aprofundar as investigações.

Até o momento, não há confirmação sobre prisões ou outras medidas cautelares aplicadas no âmbito da operação. A Polícia Civil informou que o material coletado passará por análise técnica e poderá embasar novas fases do processo investigativo.

Deixe seu comentário