Núcleo Especial de Atendimento à Mulher é inaugurado em Guanambi
GUANAMBI – A delegada Geral da Polícia Civil do Estado da Bahia, Heloísa Brito, esteve em Guanambi, no sudoeste da Bahia, na tarde de segunda-feira (22), por ocasião da inauguração do Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam).
Brito afirmou que inauguração do décimo Neam do estado representa um dia de festa, além de ser uma luta antiga das mulheres guanambienses. Ela disse que o espaço está dotado de todas as condições para atendimento à mulher vítima de violência doméstica para que ela se sinta segura e protegida ao fazer a denúncia.
“A equipe vai trabalhar especificamente com este tema visando que, com as ações da polícia judiciária emanadas com a polícia militar, possamos ter a diminuição dessa violência”, comentou.
A delegada ainda defendeu a efetividade da Ronda Maria da Penha e a importância da confluência de ações no combate à violência contra a mulher. Ela fez questão de dizer que são trabalhos que se complementam e, juntos, acabam levando muito mais segurança e tranquilidade às mulheres.
O subsecretário de segurança pública do estado, Marcel de Oliveira, também esteve presente no evento de inauguração, além do coordenador da 22ª Coorpin, Clécio Magalhães, comandante do 17º BPM de Guanambi, Arthur Mascarenhas, representantes, vice-prefeito Nal Azevedo, vereadores, secretários e representantes da OAB.
A instalação do NEAM nasceu após o crime bárbaro de Alcione Malheiros (mãe) e Ana Julia Teixeira (filha), no dia 12 de dezembro de 2021. O crime mobilizou toda Guanambi, além de chamar a atenção de autoridades para a instalação da NEAM.