Nível do rio São Francisco sobe 3 centímetros nas últimas 24 horas
Na manhã desta sexta-feira (28), foram registrados 8 metros e 19 centímetros. Com o nível acima dos 8 metros o Balneário Pontal, principal ponto turístico da cidade continua alagado
CARINHANHA – O nível do rio São Francisco subiu três centímetros nas últimas 24 horas em Carinhanha, no Médio São Francisco. Na manhã desta sexta-feira (28), foram registrados 8 metros e 19 centímetros.
Com o nível acima dos 8 metros o Balneário Pontal, principal ponto turístico da cidade continua alagado, além disso, existe uma preocupação por parte da população ribeirinha.
Nos municípios baianos de Malhada e Carinhanha, o nível deve subir mais 35 centímetros no mesmo período, ultrapassando a marca de 8,40 m. A enchente é maior que a registrada 2007 e mais de 1,30 m a mais do que o registrado na cheia de 2020.
Carinhanha
A cidade enfrenta uma série de problemas por causa das chuvas que atingem o estado desde dezembro. Na zona rural, estradas foram interditadas, plantações foram destruídas e mais de 250 mil litros de leite foram perdidos porque não têm como serem escoados.
Na terça-feira (25), o Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Carinhanha por conta das chuvas dos últimos meses. A publicação ocorreu no Diário Oficial da União (DOU).
Malhada
Na quinta-feira (27), a Escola Municipal Paulo Freire recebeu a primeira família desabrigada após as fortes chuvas que atingiram o município de Malhada, no Médio São Francisco.
Após as fortes chuvas que atingiram Malhada entre os meses de novembro, dezembro e início de janeiro, o município já contabiliza um prejuízo de mais de R$ 10 milhões.
Algumas estradas estão isoladas, como é o caso do trecho entre Malhada e o distrito de Canabrava, comunidades de Ilha das Melancias, Ilha de Malhada, Trecho de Tomé Nunes, Ressaca, Lagoa da Samba, Acesso a Ilha de Zezé e região do Rio Verde.