Nível do Rio São Francisco atinge 7,22 metros em Carinhanha

Foi registrado o aumento de 14 centímetros nas últimas 24 horas, apresentado uma queda de 6 centímetros em relação aos dados de segunda-feira (10).

O nível do Rio São Francisco atingiu 7.22 metros na manhã desta terça-feira (11) em Carinhanha, no Médio São Francisco. Foi registrado o aumento de 14 centímetros nas últimas 24 horas, apresentado uma queda de 6 centímetros em relação aos dados de segunda-feira (10).

Carinhanha

Com o nível do rio ultrapassando mais 7 metros, o Balneário Pontal, principal ponto turístico foi alagado. Além disso, existe um nível de alerta para os moradores às margens do Rio Carinhanha.

Nível do Rio

Dia 6 de janeiro – 35 centímetros  

Dia 7 de janeiro – 29 centímetros

Dia 8 de janeiro – 27 centímetros 

Dia 9 de janeiro –  22 centímetros

Dia 10 de janeiro –  20 centímetros 

Malhada

Conforme informação da Defesa Civil de Malhada, com o aumento do nível do rio começa a jogar em lagoas da região. A comunidade de Ilha das Melancias está em estado de alerta, bem como Ilha de Malhada.

Ainda conforme a Defesa Civil, pequenos produtores já perderam parte da plantação na região do Rio verde, na divisa com o estado de Minas Gerais. Não há registro de desabrigados ainda na cidade.

Minas Gerais

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou o nível do rio continua subindo na região por conta dos afluentes do Velho Chico, já que chove bastante nas cabeceiras desses rios.

De acordo com a Cemig, comportas serão abertas na Hidrelétrica de Três Marias, a partir desta quarta-feira (12). A Cemig informa que será necessário iniciar o vertimento pelas comportas a partir da quarta-feira (12).

O  vertimento será implementado em patamares, conforme alinhado junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA:.

Comportas

12/01/2022, quarta-feira: abertura das comportas com 500 m³/s às 8h00, totalizando 1.350 m³/s de defluência.

13/01/2022, quinta-feira: ampliação do vertimento para 850 m³/s às 8h00, totalizando 1.700 m³/s de defluência.

14/01/2022, sexta-feira: ampliação do vertimento para 1.400 m³/s às 8h00, totalizando 2.250 m³/s de defluência. 

Mesmo com a abertura de comportas, fato que não ocorre desde o início de 2020, a tendência é que o reservatório continue ganhando armazenamento até o final do mês. A Cemig segue monitorando a condição de operação do reservatório e novas ampliações podem ser necessárias, conforme as afluências verificadas no reservatório nos próximos dias. 

Deixe seu comentário