Nilo Coelho nomeia ex-secretário denunciado por fraudes em projeto de glaucoma
O Ministério Público Federal denunciou o então secretário de saúde Manoel Paulo, por estelionato e falsificação em um projeto de glaucoma.
GUANAMBI – O prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (União Brasil), nomeou na sexta-feira (17), Manoel Paulo Fraga Rodrigues, ex- secretário de saúde de Guanambi, para o cargo em comissão da Superintendência Administrativa Geral, da Secretaria Municipal de Saúde.
Em 2020, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o então secretário de saúde por estelionato e falsificação em um projeto para tratamento de glaucoma pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Á época, MPF informou que os procedimentos do projeto de tratamento do glaucoma eram feitos em uma clínica, que chegou a receber R$ 9,4 milhões do SUS para atendimentos em Guanambi e em outros 30 municípios próximos, entre 2013 e 2017. A clínica tem sede em Salvador e filiais em outras cidades.
O Ministério Público Federal afirma ainda que os crimes só aconteceram, porque o secretário foi “omisso e conivente”. Ele é o responsável por credenciar, regular, controlar e avaliar a empresa, além de ser quem reporta ao Ministério da Saúde as irregularidades encontradas, o que segundo o MPF não foi feito.