Morre Haroldo Lima, ex-deputado federal e ex-diretor da ANP

Morreu na madrugada desta quarta-feira (24), o ex-deputador federal e ex-diretor da ANP, Haroldo Lima, por complicações da Covid-19.

Foto: Reprodução/Instagram Portal G1

SALVADOR – Morreu na madrugada desta quarta-feira (24), vítima de sequelas da Covid-19, o ex-diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e ex-deputado Haroldo Lima (PCdoB-BA), baiano de Caetité, aos 81 anos. O ex-deputado foi preso na ditadura e se filiou ao MDB para conseguir se eleger, retornando ao PCdoB após a sua legalização.

De acordo com o PCdoB da Bahia, Haroldo foi um sobrevivente do episódio que ficou conhecido como “Chacina da Lapa”, em 1976, que matou três dirigentes do Partido. Com a abertura política, no final da década de 1970, voltou à Bahia, mas foi novamente preso, no início da década de 1980, acusado de promover vandalismo em Salvador, pela participação em movimentos que reivindica melhores condições de vida na capital baiana.

Lima já foi eleito quatro vezes pelo Partido Comunista. No governo Lula, esteve à frente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no período de descoberta do pré-sal.

Por conta da atuação política, foi perseguido, preso e torturado, viveu na clandestinidade e viu ser detida também a esposa, Solange Silvany, a primeira presa política da Bahia. Neste período, ingressou no Partido Comunista e contribuiu com a organização da Guerrilha do Araguaia.

Deixe seu comentário