Morre ex-deputado estadual e pai da deputada Ivana Bastos
Fernando estava internado no Hospital Geral de Guanambi (HGG), há quase dois meses, em decorrência de complicações de saúde.

GUANAMBI — O ex-deputado estadual Fernando Bastos, 85 anos, pai da deputada Ivana Bastos (PSD), morreu na tarde desta sexta-feira (6). A informação foi anunciada nas redes sociais pela família, que lamentou a perda do patriarca.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Fernando estava internado no Hospital Geral de Guanambi (HGG), no sudoeste baiano, há quase dois meses, em decorrência de complicações de saúde. “Sua partida deixa uma lacuna irreparável, não apenas para sua família, mas para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e serem tocados por sua bondade e dedicação”, disse Ivana.
Ainda em nota, a família agradeceu as manifestações de solidariedade e apoio que tem recebido “neste momento de dor” e informou que, em breve, serão divulgados mais detalhes sobre velório e sepultamento.
A Prefeitura de Guanambi também emitiu uma nota de pesar, onde lamenta a partida do ex-deputado. Neste momento de dor, toda gestão municipal solidariza com a sua esposa, Dona Marília Bastos, demais filhos, netos, amigos e correligionários, desejando o necessário conforto na fé e no legado imensurável deste respeitado homem público. O prefeito Nal Azevedo decretará Luto Oficial por três dias, em respeito e memória deste grande cidadão guanambiense.
Fernando Borges Bastos, Nasceu em Guanambi em 12 de novembro de 1939, foi coletor de impostos vinculado à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, foi empresário, agropecuarista e deputado estadual. Nasceu em um ambiente político, era filho do ex-prefeito Guanambi Dr. José Bastos (Juca Bastos como era conhecido), e de D. Hermínia Borges Bastos. Irmão de Zenilda Borges de Bastos Freitas, (esposa do já falecido Vilobaldo Freitas que foi deputado estadual por vários mandatos); tem ainda como irmãos Elci Borges Laborda, Francisco Vladimir Borges de Castro Bastos e Humberto Luís Borges Bastos.
É casado com Marilia Teixeira Bastos, pai de Fernanda, Tereza, Ivana e Ricardo. Dos filhos, Ivana foi a única que abraçou a carreira política, já está em seu quarto mandato de deputada estadual e foi na última eleição a deputada mais votada da Bahia. Fernando Cursou o primário no Colégio Getúlio Vargas em Guanambi. Em 1954, o Secundário no Colégio Jesus Maria José e em 1958, no Colégio Central, em Salvador-BA.
Concursado para Auxiliar de Coletoria em 1959, pela Secretaria da fazenda do Estado da Bahia, nomeado fiscal de rendas do Estado em 1964; exerceu o cargo de inspetor fiscal em Caetité no período de 1968-1972. Agropecuarista em Guanambi e na região conhecida como Vale do Iuiu e foi o fundador da Rádio Alvorada de Guanambi.
Fernando Bastos elegeu-se deputado estadual Constituinte pelo Partido da Frente Liberal-PFL, e exerceu mandato no período de 1987-1991. Na Assembleia Legislativa, foi suplente da Mesa Diretora (1989-1991); vice-presidente das Comissões: Minas, Energia, Ciência e Tecnologia (1987-1988), Finanças e Orçamento (1989); titular das Comissões.
Ele também atuou na CPI da Nordeste Linhas Aéreas (1988), atuou nas comissões de Minas, Energia, Ciência e Tecnologia (1989-1990), Finanças e Orçamento (1990), Comissão Especial de Desenvolvimento da Região do São Francisco (1990); foi suplente das Comissões: Especial Pró-Constituinte (1988), Agricultura e Política Rural (1987-1988), Educação, Esportes e Serviços Públicos (1989). – Dados bibliográficos reunidos por José Roberto Teixeira.