Moradores recusam vacina da AstraZeneca em Malhada

Boa parte dos moradores estão recusando o imunizante da AstraZeneca em Malhada, conforme informação de profissionais da área.

MALHADA – Moradores do município de Malhada, no Médio São Francisco, estão rejeitado tomar a vacina da AstraZeneca.  Os profissionais relatam que essas pessoas incluídas nos grupos autorizados a receber a vacina contra a covid-19 recusam o imunizante produzido pela Fiocruz.

Na semana passada estava sendo vacinadas pessoas acima de 40 anos, mas essa semana caiu para 38 por falta de público. “A vacinação ficou praticamente parada na semana anterior, mas o problema não é só na sede. Esse comportamento não está restrito é registrado em todo município”, relata.

De acordo com informação da Secretaria Municipal de Saúde, o município precisa zerar o imunizante da AstraZeneca para poder receber o imunizante da Pfizer.

O Ministério da Saúde (MS) informa que a reação adversa é apenas um sinal de que o corpo foi submetido à vacina e de que o sistema imune foi provocado. Assim, a população não deve ter receio.

Para um infectologista ouvido pela reportagem, o evento adverso pós-vacinal, para todas as vacinas disponíveis, não é equiparável ao risco da doença avançada. Isso é importante.

Conforme o infectologista, uma das medidas é colocar esse pessoal no final da fila e adianta o processo. O município pode investir em publicidade para incentivar o cidadão, mas isso não inclui sorteio não.

Deixe seu comentário