Moradores denunciam som alto em comitê político em Malhada
Além de perturbar o sossego das crianças e idosos, o som alto pode causar prejuízos à saúde das pessoas que já estão acamadas.
MALHADA – Moradores da Avenida Pedro Moraes, no Distrito do Julião, zona rural de Malhada, na região sudoeste da Bahia, denunciaram o som em alto volume na noite de sexta-feira (27), no comitê do candidato a prefeito Anselmo Boa Sorte (PL).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Ao Portal Folha do Vale, os moradores disseram que os apoiadores ligaram um paredão na frente do comitê. “Além de extrapolar o limite do suportável, eles ainda passaram das 22h. Minha mãe é idosa”, comentou.
Os moradores afirmaram que no local existem idosos e crianças, entretanto, essas pessoas não estão respeitando. O limite de som é de 80 decibéis de nível de pressão sonora, medido a sete metros de distância do veículo. A regra também vale para equipamentos fixos, como caixas amplificadoras.
Além de perturbar o sossego, o som alto pode causar prejuízos à saúde das pessoas. “Não precisa extrapolar dessa forma, eles [apoiadores] não respeitam que vive acamado”, frisou outra moradora.
Em agosto, o juiz Arthur Antunes Amaro Neves decidiu proibir fogos de artifício e carro de som e paredão, que ultrapassam os decibéis e causam transtorno para os cidadãos, principalmente idosos, crianças e pessoas com transtorno.
O descumprimento ensejará multa de R$: 200.000,00 em favor de projeto ou instituição filantrópica indicada pelo juiz. Cabe à Polícia Militar fiscalizar o cumprimento da determinação judicial.