Malhada adere ao programa “Mais Pecuária Brasil “de melhoramento genético bovino
O termo de cooperação técnica entre o município de Malhada Conafer para adesão do programa Mais Pecuária Brasil, foi assinado pelo prefeito.
MALHADA – O município de Malhada, na região do Médio São Francisco, através da Secretaria Municipal de Agricultura, assinou um termo de cooperação técnica com a confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer) para adesão do programa.
O lançamento do programa aconteceu de forma online, com a participação do prefeito Gimmy Ramos e o secretário José Castor Castro de Abreu (Zé Castor). Gimmy falou do “Programa Mais Leite”, onde já foi distribuído sêmen sexado. O prefeito falou da importância do melhoramento genérico tanto do gado leiteiro como para corte.
Zé Castor afirmou que trata-se de um programa de melhoramento genético, levando tecnologia para agropecuaristas familiares, além de desenvolver a cadeia produtiva leiteira, gerando renda e fortalecendo a economia.
O secretário explicou que serão distribuídos pela Conafer 600 doses por ano, contabilizado 2.400 no período de quatro anos. Zé disse que é o produtor que vai dizer se ele que para o gado de leite ou corte.
“A gente começou aqui com 150 doses, mas agora serão 600 doses. Já estamos fazendo o cadastro, mas existe um critério para ser selecionado”, disse Castor.
Conforme o secretário, não é qualquer produtor que será escolhido porque não pode ser em qualquer propriedade. Ele disse que muitas vezes o produtor tem o gado, mas não tem comida. “Nesse caso ai, teremos um gado fraco e ele não conseguirá produzir bem. Tem que ter perfil, a Conafer vai trazer os técnicos deles também”, encerrou Castor.