Justiça Eleitoral realiza treinamento de mesários em Malhada
Durante o treinamento, os mesários passaram por testes e conheceram o funcionamento da urna eletrônica

Na manhã de sábado, 8 de setembro, começou o treinamento dos mesários que vão trabalhar nas eleições municipais deste ano. Em Malhada, no Sudoeste da Bahia, foram quase cem convocadas pela Justiça Eleitoral.
Foi um dia capacitação para o pleito eleitoral de 2012. Os mesários receberam apostilas com informações e orientações que serão aplicadas no dia da eleição. “O manual é bem explicado e tem todas as ocorrências que podem acontecer no dia da eleição, servindo de consulta para o mesário”, explicou a chefe de cartório, Ivani.
Durante o treinamento, os mesários passaram por testes e conheceram o funcionamento da urna eletrônica. “Eu gosto de estar participando. Já é a segunda vez e foi muito tranquilo da primeira vez”, revelou Enfermeira Emanuela Cotrim.
O serviço prestado não é remunerado. No entanto, o mesário tem direito a dois dias de folga para cada dia que atender à convocação da Justiça. Caso não compareça existe punição, conforme explica o Juiz Eleitoral José Eduardo das Neves de Brito. “Se ele não comparecer e não justificar ou não vier no dia da eleição, está sujeito a multa que pode chegar até a um salário mínimo, além de outras culminações previstas na lei”, disse o magistrado.
De acordo com a Justiça Eleitoral, não podem trabalhar como mesários parentes de candidatos de até segundo grau, membros de diretórios de partidos políticos, autoridades e policiais, além de menores de 18 anos ou pessoas que pertençam ao serviço eleitoral.
Redação www folhadovale.net