Juiz da 125ª Zona Eleitoral de Carinhanha se reúne com imprensa para debater desinformação, fake news e violência digital

No evento, Arthur falou da importância dos meios de comunicação em combater a desinformação, por ser os olhos da sociedade.

João Miguel,David Porto,Jota Pinheiro, Júnio Guedes, Arthur Amaro,Lorival e Radiola
João Miguel,David Porto,Jota Pinheiro, Júnio Guedes, Arthur Amaro,Lorival e Radiola

CARINHANHA — O desafio da responsabilização jurídica dos intermediários na propagação de desinformação, violência digital e fake news, foram temas de uma reunião entre o Juiz da 125ª Zona Eleitoral de Carinhanha, Arthur Antunes Amaro Neves, também responsável pelas cidades de Malhada e Feira da Mata, e profissionais da imprensa local.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O evento reuniu representantes das rádios Pontal FM, Lorival Araujo, e Cidade FM, João Miguel, além dos responsáveis pelos Folha do Vale e Alerta Bahia, David Porto. Participaram também do evento os profissionais Sérgio Silva (Radiola), Júnio Guedes e Jota Pinheiro.

O objetivo do encontro foi ajustar a atuação da imprensa nesse período de eleições municipais, onde se deve combater a disseminação de mentiras que vem acompanhada de crimes como difamação e calúnia. 

No evento, Arthur falou da importância dos meios de comunicação em combater a desinformação. O magistrado falou da importância do jornalismo profissional para combater as fake news, com apuração séria e levando a informação correta em tempo real.

Com uma posição mais flexível em relação à desinformação como ato criminoso, Arthur falou sobre diferenças entre opinião falsa, fato falso, matérias sensacionalistas e distorção parcial dos fatos. 

“Quando alguém faz uma opinião falsa, ele se calca no fato verídico, só que os desdobramentos e conclusões são subjetivas e falsas. Ao expressar uma opinião baseada no fato falso, inexistente, dolosamente criado, é necessário outro tratamento do Judiciário”, comentou.

Antes de encerrar o evento, foi debatido a possibilidade da criação de um consórcio de veículos de imprensa, que seria formado por Folha do Vale, Pontal FM, Cidade FM e Alerta Bahia. Essa parceria tem como ponto fundamental promover debates entre os candidatos a prefeito das cidades de Carinhanha, Malhada e Feira da Mata.

Deixe seu comentário