Jairo Magalhães se reúne com Secretário de Agricultura da Bahia, Lucas Costa
O evento contou com a presença de representantes de diversas associações, líderes comunitários e presidentes de sindicatos rurais.
Willian Silva – 106FM Guanambi

Aconteceu no fim da manhã desta segunda-feira (3), uma reunião com o Secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri-BA) Lucas Costa, o prefeito de Guanambi Jairo Magalhães, vereadores, secretários e demais componentes da administração municipal. O evento contou com a presença de representantes de diversas associações, líderes comunitários e presidentes de sindicatos rurais.
Durante o encontro, foram entregues diversos ofícios à Costa, no intuito de sensibilizar o Governo do Estado quanto aos assuntos colocados nos ofícios. Em um dos ofícios entregues ao secretário, por exemplo, foi solicitada a revitalização do Vale do Iuiú, local que possui uma das terras mais férteis da região. Outrora, o Vale já foi grande produtor de algodão durante os anos 1970/1980. Hoje, por iniciativa do prefeito de Iuiú, Reinaldo Góis, foi investido em lavouras de pepino que tem produzido ótimos resultados.
Outra pauta apresentada ao titular da Seagri, é a reativação da bacia leiteira da região de Guanambi. Segundo o Secretário de Administração de Guanambi, Walguimar Cotrim, se faz necessário investir no segmento, já que a usina de beneficiamento de leite de Guanambi foi desativada. Segundo ele, é um anseio dos pequenos produtores de leite poder produzir e ganhar mais, para o sustendo do homem do campo.
No uso da palavra, o prefeito Jairo Magalhães destacou que as chuvas chegaram com atraso, o que prejudicou gravemente as plantações, principalmente de sorgo, onde Guanambi é grande produtor. Jairo pontuou sobre o financiamento rural, para a manutenção do agricultor no seu local de origem e podendo retirar o seu sustento do campo. Ele ainda citou sobre a Barragem do Poço do Magro, que pertence ao governo federal e aos cuidados da Codevasf. Hoje a barragem, segundo o gestor, encontra-se bem abastecida, porém sem uso. Jairo solicitou do secretário o uso da água para as comunidades rurais.
O mandatário da Seagri disse que vai analisar todas as questões com cuidado, já que também é um produtor rural. Ele ainda afirmou que tem observado que a seca vem prejudicando gravemente o homem do campo, já que muitos produtores rurais perderam tudo com o atraso das chuvas. Quanto ao financiamento, Lucas disse que vai se reunir com o governador Rui Costa e verificar o que pode ser feito pelos produtores rurais de Guanambi.