Ivana Bastos se emociona com homenagem a Anísio Teixeira no Relatório das Contas do Poder Executivo

O documento foi entregue pelo presidente do TCE–BA, conselheiro Marcus Presídio, o vice-presidente Gildásio Penedo e o corregedor Inaldo.

Ivana Bastos se emociona com homenagem a Anísio Teixeira no Relatório das Contas do Poder Executivo. Foto: Vaner Casaes

SALVADOR — Com um conteúdo que presta homenagem aos 125 anos de nascimento de Anísio Teixeira, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, recebeu, na tarde desta segunda-feira (28.07), do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE–BA), o Relatório e Proposta de Parecer Prévio referente às Contas do Chefe do governador Jerônimo Rodrigues, exercício de 2024.

O documento foi entregue pelo presidente do TCE–BA, conselheiro Marcus Presídio, o vice-presidente Gildásio Penedo e o corregedor Inaldo da Paixão Araújo. O TCE opinou por unanimidade pela aprovação das contas do Poder Executivo. “Este ano o relatório presta uma homenagem emocionante aos 125 anos de Anísio Teixeira, educador baiano nascido em Caetité, em 12 de junho de 1900, e tio-avô desta presidente”, disse a primeira mulher a chefiar a ALBA em 190 anos de história. O relatório destaca a “defesa inabalável de Anísio Teixeira pela escola pública, laica e democrática”, valores que, de acordo com o documento, inspiram o trabalho técnico e pedagógico do Tribunal. Defensor da escola pública em tempo integral, o educador, falecido em 1971, no Rio de Janeiro, reformou os sistemas educacionais da Bahia, onde criou a Escola Parque, e do Rio de Janeiro, onde serviu de inspiração para implantação dos CIEPs, além de ser um dos criadores da Universidade do Distrito Federal – na época a cidade do Rio de Janeiro.

Por: Ascom Gabinete da Presidência da ALBA

Deixe seu comentário