Idoso dado como morto volta a apresentar sinais vitais em hospital de Itabuna

No entanto, cerca de uma hora após o suposto óbito, ele voltou a apresentar sinais de vida.

ITABUNA – Um caso atípico mobilizou profissionais de saúde, familiares e até uma funerária em Itabuna, no Sul da Bahia. Na última quarta-feira (13), Damião José dos Santos, idoso internado há oito dias no Hospital de Base, foi declarado morto. No entanto, cerca de uma hora após o suposto óbito, ele voltou a apresentar sinais de vida.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Segundo a TV Santa Cruz, a equipe médica tentou reanimá-lo por cerca de 15 minutos, sem sucesso. Quando os preparativos para o traslado do corpo já estavam em andamento, o paciente recuperou os sinais vitais, surpreendendo todos no local.

O idoso havia sido internado com pneumonia e teve piora no quadro clínico, passando a depender totalmente de suporte respiratório. Após a reanimação, essa dependência caiu para 20%. Apesar da evolução, ele permanece hospitalizado, sem previsão de alta.

Em nota, o Hospital de Base afirmou que, embora raro, existem registros de retorno espontâneo da circulação após a confirmação do óbito. A instituição ressaltou que não foram identificadas falhas técnicas ou conduta inadequada por parte da equipe médica.

Deixe seu comentário