IBOPE traça perfil da Covid-19 em Guanambi

O IBOPE está traçando o perfil do novo coronavírus (Covid-19) em Guanambi, como o objetivo colher dados para auxiliar no planejamento do combate à doença.

Profissionais do IBOPE coletado material em Guanambi. Foto: ASCOM.

GUANAMBI – O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) realiza pesquisa na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, para traçar o perfil da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

A cidade é uma das 133 que participantes da “Pesquisa Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil”. O objetivo da pesquisa é colher dados para auxiliar no planejamento do combate à doença.

A pesquisa é financiada pelo Ministério da Saúde (MS) e coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande Sul. Em Guanambi, os pesquisadores fizeram sorteios aleatoriamente para escolher essas residências em cada bairro. No total foram 250 pessoas. Nessa fase os profissionais aplicarão testes rápidos nos entrevistados e questionários, sendo que todos testaram negativo.

A equipe do instituto foi acompanhada pelos profissionais da secretaria municipal de Saúde, no entanto, esses profissionais fizeram testes antes de ir a campo e sete dias após a finalização da pesquisa.

 Os requisitos éticos e de segurança são seguidos, incluindo o uso de EPIs, a inclusão apenas de entrevistadores e profissionais de saúde com teste negativo para coronavírus, sendo os entrevistadores testados a cada 48h.

A primeira etapa do estudo ocorreu no mês de maio, enquanto a segunda etapa aconteceu de 4 a 6 de junho. Todos 500 testes aplicados com resultados Negativo.

Segundo a Vigilância Sanitária, o mapeamento vai ajudar a identificar o perfil de paciente mais afetado e também a mapear regiões mais atingidas. Com isso, vão poder definir estratégias específicas para essas áreas.

Deixe seu comentário