Homem é preso acusado de manter o tio em cárcere privado em Carinhanha
Josué Mendes dos Santos, morador do bairro Alto da Colina, em Carinhanha, foi preso por determinação do magistrado, por cárcere privado.
CARINHANHA — Um homem de 51 anos foi preso acusado de manter um idoso, de 82 anos, que seria seu tio, em cárcere privado, nesta quarta-feira (17), após representação do Ministerio Público (MP), pela prisão preventiva de Josué Mendes dos Santos, morador do bairro Alto da Colina, em Carinhanha, no sudoeste da Bahia.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Conforme a representação do MP, Josué responde nestes autos pelos crimes descritos nos arts. 129, caput, do Código Penal e 24-A da Lei n. 11.340/06, praticados contra sua ex-companheira e contra a própria filha adolescente.
No Relatório Interdisciplinar elaborado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), constam fortes indícios de que o Josué vem mantendo seu tio, Cassiano Ferreira dos Santos em cárcere privado e em situação de maus-tratos.
A equipe do CREAS acompanhando o caso mediante visitas domiciliares na residência de Josué, sobrinho e responsável pelo idoso. Na primeira visita foi possível constatar a situação de negligência que o idoso Cassiano se encontra, uma vez que o idoso mora em uma casa sem condições digna de moradia, pois os cuidados pessoais para com o idoso, higienização e alimentação são precárias.
Consta ainda no relatório que na segunda visita, o sobrinho demonstrou bastante resistência e por esse motivo não foi possível ter qualquer tipo de contato com o idoso, sendo possível apenas o diálogo com Josué, que informou que o idoso estava bem.
Na terceira visita, não foi possível atender a pessoa idosa, visto que não foi possível encontrar alguém na residência. Já última tentativa de visita realizada no dia 10 de abril de 2024, na casa não havia ninguém, entretanto, na rua onde se localiza a residência do responsável pelo idoso, havia um carro estacionado no qual Josué estava dentro.
Questionado pela equipe do CREAS, ele negou ter alguém na residência e que ele não era a pessoa que estavam procurando. Perguntado, relatou que Cassiano não morava mais com ele, pois, foi levado por duas pessoas que usavam crachá. No dia seguinte, a agente de saúde do território do idoso, informou que Josué em nenhum momento permitiu que ela tivesse alguma aproximação com o idoso.
Encaminhou ainda um áudio ao qual um homem relata que o idoso continua na casa em situação de cárcere privado e a agente de saúde reforçou a informação.
Diante da situação, o Juiz de Direito da Comarca de Carinhanha, Arthur Antunes Amaro Neves, havendo robustos indícios de autoria e materialidade, decretou a prisão preventiva de Josué.
Ele foi apresentado na Delegacia Territorial de Carinhanha, mas será transferido para o Complexo Policial de Guanambi.