Folha do Vale lança enquete com pré-candidatos a prefeito em Juvenília

Essa é uma sondagem que faz parte do próprio processo eleitoral, com base em uma lista inicial de nomes já publicamente ventilada no meio político.

Divulgação

JUVENÍLIA –  O portal Folha do Vale lança nesta segunda – feira (27), a primeira enquete voltada a eleição majoritária de 4 de outubro. Sete nomes foram apurados pela reportagem – após consulta com integrantes de agremiações – como de potencial para assumirem o posto de pré-candidatos a prefeito de Juvenília, no Norte de Minas.

Eles foram listados em ordem alfabética. A enquete se encerra na próxima sexta- feira, dia 1º de maio. O resultado será divulgado ainda na manhã de sexta-feira. Essa é uma sondagem que faz parte do próprio processo eleitoral, com base em uma lista inicial de nomes já publicamente ventilada no meio político.

A enquete segue a Lei Federal 9.504/1997 a Resolução 23.549/2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tais normativas permitem a realização de enquete ou sondagem eleitoral antes do período de campanha eleitoral conforme o parágrafo 5º do artigo 33 na Lei Federal: “É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral”. 

“Se trata de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostragem científica. Cabe ao interessado a participar espontaneamente da enquete e opinar”, reforça o jornalista. Enquanto uma pesquisa deve seguir os rigores dos procedimentos científicos, a enquete apenas faz sondagem da opinião dos eleitores sem atender aos requisitos formais, como segmentação dos entrevistados, metodologia, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho.

Deixe seu comentário