Família de carinhanhense faz apelo por transferência de paciente com câncer da Unacon para Vitória da Conquista
Abmael pede para ser tirado da regulação de Caetité e transferir para Vitória da Conquista, caso contrário, ele vai morrer.
CARINHANHA — Abmael Silva Souza, 36 anos, morador da cidade de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia, precisa de uma regulação imediata da Unacon — Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Caetité para Vitória da Conquista, para prosseguir o tratamento de câncer inguinal.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Antes de ser diagnosticado com câncer, Abmael passou por uma cirurgia em julho de 2024. Dias depois, a biópsia confirmou se tratar de um câncer. Ele foi regulado para a Unacon, inclusive fez duas sessões de quimioterapia no mês de novembro. A terceira sessão, agendada para 16 de dezembro, foi cancelada.
Em conversa com a Folha do Vale, a esposa de Abmael afirmou que não sabe mais a quem recorrer. Ela disse que ele precisa continuar o tratamento, mas não há uma resposta por parte da Unacon.
“Já pedi para tirá-lo dessa regulação de Caetité e mandar para Vitória da Conquista, caso contrário, ele vai morrer”, lamentou.
Diante do sentimento de descaso por parte do Estado, ela afirmou que o sentimento de impotência, vendo o esposo padecendo e diminuindo suas chances de recuperação, tem seu quadro agravado a cada instante pela falta de medicação. Ela disse que só restou à família recorrer à imprensa em mais uma tentativa de fazer valer o direito constitucional à saúde de todo e qualquer cidadão.
Ela explicou que, além de já ter estourado tudo, seu esposo precisa ir diariamente ao Hospital Municipal Maria Pereira Costa (Dona Quinha), onde aplica uma injeção nele para amenizar as dores.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SESAB) em busca de um posicionamento, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Em resposta ao Portal Folha do Vale, o secretário de Saúde de Carinhanha, Fabrício Barreto, respondeu que já entrou em contato com a Unacon. A unidade afirmou que terá uma resposta em relação à medicação nesta terça-feira (14).
Fabrício afirmou que já solicitou transferência para Vitória da Conquista ou Salvador para continuar o tratamento do paciente, mas ainda não recebeu resposta. “Esse é um caso que estou cuidando pessoalmente”, comentou.