“Falta de terreno dificulta construção de novo cemitério”, diz prefeito Gimmy Ramos

O prefeito Gimmy Ramos esclareceu que o problema não é construir um novo cemitério, mas encontrar um terreno, já que ninguém quer vender.

MALHADA — Sem espaço para novos enterros, o Cemitério Municipal de Malhada, único da sede, está “no limite” de sua capacidade. Quem já precisou enterrar um familiar no cemitério local, afirma que está enterrado em cova rasa como se fosse indigente.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Segundo o chefe do Executivo, a situação é crítica e a cada dia fica mais difícil encontrar espaços para realizar os sepultamentos. Ao Folha do Vale, o prefeito esclarece que o problema não é construir um novo cemitério, mas encontrar um terreno.

Gimmy deixou claro que o problema é “grave”, pois o local está totalmente lotado. Ele fez questão de dizer que já realizou estudo para o novo cemitério, mas até o momento não encontrou ninguém que queria vender o terreno para construir o novo cemitério.

“Se ninguém se propor a vender o terreno para a construção do novo cemitério, vou ter que desapropriar uma área. O Município tem competência para isso, não é justo ter um cemitério lotado e sem uma área para uma nova construção”, disse Gimmy Ramos.

Questionado sobre o portão do cemitério, Gimmy disse que já contratou um profissional recolocar o portão. “Malhada ganhará um novo cemitério, mas até o momento ninguém colocou à disposição para vender uma área para a construção do novo cemitério”, comentou.

Como o impasse prossegue, Gimmy esclareceu que o momento “é complicado”, pois o atual cemitério está sem espaço algum para novos enterros, afirmando que quem é prejudicada é a população.

“Não queremos nada de graça, se você tem um terreno procure o Município que faremos a aquisição dessa área. Precisamos urgentemente”, finalizou.

Licenciamento Ambiental

Licenciamento Ambiental de Cemitérios é realizado conforme a Resolução 335, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define critérios mínimos para o licenciamento.

A resolução proíbe a instalação de cemitérios em Áreas de Preservação Permanente (APPs). A instalação também fica proibida em áreas de manancial para abastecimento humano e naquelas que tenham seu uso restrito por legislação.

Leia mais:
Deixe seu comentário