Ex-secretário de Saúde de Guanambi denuncia desvio de cirurgia do SUS para hospital particular
A declaração foi dada na segunda-feira (10), pelo ex-secretário de Saúde de Guanambi, André Moitinho, em publicação no grupo de WhatsApp.
GUANAMBI — Paciente do SUS (Sistema Único de Saúde) que precisa realizar cirurgia está sendo desviado para hospital particular em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A denúncia foi feita na segunda-feira (10), pelo advogado e ex-secretário de Saúde de Guanambi, André Moitinho, em publicação no grupo de WhatsApp.
“Pasmem! Fui informado que tem médico atendendo nas unidades do município que está aliciando, induzindo os pacientes a fazerem cirurgias no setor privado, no particular, cirurgias simples que sempre foram feitas pela Secretaria Municipal de Saúde. Agora o absurdo, eu dou um doce pra quem adivinhar pra qual hospital ele encaminha! Eita Guanambi de sorte!”, disse Moitinho.
Moitinho pediu que a imprensa e a população a denunciar a suposta prática e reiterou: “Senhores radialistas aqui presentes, joguem essa informação no ar, vamos ver se as pessoas se encorajam e denunciam atos dessa natureza que envergonham o serviço público, o SUS”, encerrou.
Conforme um advogado ouvido pela reportagem, trata-se de um erro ético grave, ainda que a intenção do médico seja auxiliar o paciente. O Código de Ética Médica não poderia ser mais direto em seu artigo 93, ao proibir os atos de agenciar, aliciar ou desviar, por qualquer meio, para clínica particular ou instituições de qualquer natureza, paciente que tenha atendido em virtude de sua função em instituições públicas.
O Portal Folha do Vale entrou em contato com a assessoria de imprensa de Guanambi, mas até a publicação não obteve resposta. A matéria será atualizada quando tiver uma resposta.
Em entrevista recente a jornalista Neide Lu, da Rádio 106 FM, o secretário de Saúde, Edson Luís Lélis Costa, Dr. Luia, afirmou que na cidade existem uma média de 500 cirurgias eletivas na fila de espera.
No início do mês de junho, a reportagem do FV recebeu de um leitor, um print de uma conversa entre o secretário Municipal de Saúde de Guanambi, Edson Luiz Lelis (Dr.Luia), com um homem identificado como Marcos Bonfim, pedindo para o secretário agilizar um exame.