Denuncia: Desde maio que ambulâncias do SAMU não funcionavam em Palmas de Monte Alto, mas secretária nega
“A outra ambulância já fizemos de tudo, já passou por três oficinas diferentes, mandamos a Vitória da Conquista, que também não consertou. A mesma também confirmou a questão de uma das viaturas que quando atendia uma ocorrência tinha que ser calçada com pedra ou pau, má é um problema que veio de gestão anterior”, concluiu.

Moradores de Palmas de Monte Ato, no sudeste da Bahia reclamam que ficaram vários dias sem auxílio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). Segundo os moradores, a cidade contava com duas ambulâncias, sendo uma principal e uma reserva. No entanto, as duas pararam de funcionar há mais de três meses. “Quando há um acidente com uma fratura exposta, ou algo mais grave, tem que deslocar esse paciente para Guanambi. Por isso há a necessidade das ambulâncias do Samu. Quando o serviço não funciona, a população da cidade é quem sofre”, disse um morador.
De acordo apurou o portal, a ambulância mais nova é uma Renault, que mesmo sendo utilizado de forma errada vinha funcionando. A mesma vinha sendo utilizando óleo S-500, que não é apropriado, quando o ideal seria o S-10. O carro Iveco que é o mais antigo também estava quebrado em uma oficina na cidade de Guanambi.
O portal Folha do Vale apurou que uma equipe do Samu já realizou uma vistoria na base, onde o gestou Fernando Nogueira Laranjeiras, afirmou que estava arrumando os veículos, mas já são quase 60 dias depois dessa visita.
Em conversa com a Secretária de Saúde de Palmas de Monte Alto, Eliana Laranjeiras, a mesma afirmou que de fato os veículos estavam quebrados, mas um foi arrumado e já está atendendo a população montealtense. “A outra ambulância já fizemos de tudo, já passou por três oficinas diferentes, mandamos a Vitória da Conquista, que também não consertou. A mesma também confirmou a questão de uma das viaturas que quando atendia uma ocorrência tinha que ser calçada com pedra ou pau, má é um problema que veio de gestão anterior”, concluiu.
Redação www folhadovale.net