“Cordel do Amor Sem Fim” emociona plateia de Carinhanha
Diante do sucesso, a expectativa é que outros eventos desta natureza venham se apresentar no município, como também a valorização do teatro local.
O premiadíssimo grupo pernambucano O Poste – Soluções Luminosas apresentou no último sábado, 16 de março, o espetáculo teatral “Cordel do amor sem fim”, da baiana Cláudia Barral.
A peça se passa na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do “Velho Chico”. Lá vivem três irmãs – a velha Madalena, a misteriosa Carminha e a jovem e sonhadora Tereza – por quem José é apaixonado.
Carminha ama José, que ama Tereza que ama Antônio, um viajante. Ela se apaixona por ele no porto – exatamente no dia em que um almoço marcaria seu pedido de casamento feito por José.
A partir deste ponto, a trama se desenrola em função da espera de Tereza pela volta de Antônio. As três irmãs, como as de Tchekhov, vivem da esperança de que, um dia, aconteça em suas vidas algo de importante, alguma transformação.
A história se desenvolve à maneira de um poema de cordel, com final surpreendente. O espetáculo foi contemplado na Caravana Funarte de Circulação Teatral 2003, na categoria Teatro Adulto – Região Nordeste, e beneficiada pela Lei de Incentivo a Cultura – Governo Federal. Estreou em 2009, em Recife, onde o Grupo O Poste realizou um trabalho de formação de plateia com alunos de escolas públicas, ação que repetiu em 2010. A partir de então, a montagem participou de vários festivais. Foi premiada na Bienal Nacional Potiguar de Teatro, em Natal (RN), pela melhor Cenografia (Samuel Santos), Melhor Ator (Thomás Aquino) e Melhor Atriz Coadjuvante (Agrinez Melo). Ganhou cinco prêmios no festival Janeiro de Grandes Espetáculos: Atriz, Atriz Coadjuvante, Ator, Sonoplastia e Direção. O trabalho foi contemplado, ainda, pelo MinC, com o Prêmio ProCultura.
O Projeto “…E Tereza vai virando uma pedra as margens do rio São Francisco…” foi planejado para levar o espetáculo à sua origem cultural: as cidades banhadas pelo rio São Francisco. “As características regionais e culturais das cidades ribeirinhas são encontradas no enredo”, diz o professor Samuel Santos, integrante do Grupo e ministrante das oficinas.
A montagem foi realizada no espaço da Câmara de Vereadores para uma platéia atenta, que se emocionou diversas vezes durante a apresentação. Ao final do espetáculo o grupo propôs um debate interativo com a platéia que pôde falar sobre diversos aspectos da peça, do teatro, da vida dos moradores e de fatos da cidade de Carinhanha. Por sua vez, os integrantes do grupo O Poste ficaram felizes em se apresentar em Carinhanha. “Um sonho antigo. Estamos muito emocionados”. Referindo-se ao fato de já terem percorrido o Brasil com o “Cordel do Amor sem Fim” e somente agora depois de aproximadamente dez anos de estrada poderem chegar a Carinhanha.
Este momento cultural ímpar, só foi possível graças a parceria e o apoio da Prefeitura de Carinhanha, através da Secretaria de Cultura, de Educação, de Proteção Social, do Polo Dona Carmén, da Ouvidoria Municipal e do Gabinete do Prefeito que juntos com o Grupo pernambucano O Poste marcaram o dia 16 de março como um dia de encontro com a arte.
Diante do sucesso, a expectativa é que outros eventos desta natureza venham se apresentar no município, como também a valorização do teatro local.
Por:Prefeitura de Carinhanha
Edição www folhadovale.net