Consórcio do Alto Sertão debate descarte de resíduos sólidos em Matina

O evento para debater a questão dos resíduos sólidos foi realizado pelo Consórcio do Alto Sertão, na Câmara de Vereadores da cidade de Matina, no Sudoeste da Bahia, na manhã de sexta-feira (20).

O Consórcio do Alto Sertão debateu a questão dos resíduos sólidos, na manhã de sexta-feira 920), na cidade de matina, no Sudoeste da Bahia. Foto: Blog do Latinha.

O descarte dos resíduos sólidos foi debatido na Câmara de Vereadores da cidade de Matina, no Sudoeste da Bahia, pelos prefeitos do Consórcio do Alto Sertão, na manhã de sexta-feira (20). O objetivo da reunião foi encontrar uma solução para os resíduos sólidos produzidos pelos municípios, conforme afirmou o presidente do consórcio Juscélio Fonseca.

Os gestores afirmaram que há pouco mais de duas semanas estiveram com o secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Sérgio Brito, em Lagoa Real, onde debateram a importância de criar alternativa para o descarte dos resíduos sólidos (lixões), que não é um problema isolado dos 22 municípios consociados.

De acordo com o prefeito de Guanambi Jairo Magalhães, ele recebeu a visita do diretor de Planejamento e Gestão da SEDUR – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Armindo Gonzales Miranda, o qual visitou o lixão e discutiu. “Quero parabenizar governador Rui Costa (PT), que abraçou o projeto, mas não posso deixar de fora meus colegas que estão mobilizados”, disse Jairo.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Observatório do Semiárido do Centro Universitário – UniFG, em 2015, os resíduos sólidos dos municípios da microrregião de Guanambi são destinados aos lixões e aterros controlados sem nenhum tratamento prévio ou manejo adequado. Desta forma, o CDS – Alto Sertão e as prefeituras consorciadas vêm buscando solucionar tal problema.

Deixe seu comentário