Comunidade de Tome – Nunes em Malhada realiza 8ª Festa da Consciência Negra nesta quarta-feira (20)

O evento realizado na comunidade quilombola de Tome - Nunes, zona rural de Malhada, no Médio São Francisco, completa oito anos este ano.

Convite da 8ª Festa da Consciência Negra.Foto: Divulgação.

Moradores da comunidade quilombola de Tome – Nunes, na zona rural de Malhada, no Médio São Francisco, realizam nesta quarta-feira, 20 de novembro, a 8ª Festa da Consciência Negra. O evento homenageia Zumbi, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

Programação

5h – Alvorada
7h – Café da Manhã
8h30 – Abertura do Evento

9h – Apresentações culturais
12h-Almoço

13h30- Bingo
15h- Cavalgada e levantamento do Mastro
15h30min – Desfile Beleza Negra
16h30- Samba de Roda e Maculelê
18h- Encerramento

A comunidade de Tome – Nunes, em Malhada, só foi reconhecida como comunidade quilombola pela Fundação Cultural Palmares, em dezembro de 2004,  segundo relato de alguns moradores.

Em janeiro de 2003, o projeto lei número 10.639, criou o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Deixe seu comentário