Codevasf encerra audiências públicas sobre o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu
Conforme o Governo Federal, são 51 mil hectares beneficiados, sendo 14 mil em Malhada, 24 em Iuiu e 13 em Palmas de Monte Alto.

GUANAMBI — A Codevasf — Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba encerrou nesta sexta-feira (6), em Guanambi, na região sudoeste, as audiências públicas iniciadas na última terça-feira (4), na cidade de Malhada.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Na terça-feira pela manhã, o evento foi realizado na Câmara de Malhada, com a presença de produtores rurais, representantes de entidades públicas e privadas, lideranças locais e a comunidade em geral. No período da tarde, a equipe da Codevasf debateu o projeto na cidade de Iuiu.
A ideia dos encontros foi apresentar a fase em que se encontram os estudos técnicos, econômicos e ambientais da iniciativa, que representa um marco no crescimento agrícola e econômico da região. Além de garantir a transparência e a participação social nas etapas do projeto, fortalecendo o diálogo e a troca de ideias, as audiências públicas têm papel didático.
Em Guanambi, participaram do encontro o prefeito Nal Azevedo, ex-prefeito Nilo Coelho, presidente da Câmara, Fausto Azevedo, prefeitos de Palmas de Monte Alto, Tito, Sebastião Laranjeiras, Pedro Malheiros, Pindaí, João Veiga, Iuiu, Valdinha, assessor da Casa Civil, Marcelo Emereciano, ex-prefeita de Wanderley ,Fernanda Sá Teles, deputado Charles Fernandes, empresário Luiz Carlos e vereadores.
Ao Portal Folha do Vale, Marcelo falou da importância do Projeto do Vale do Iuiu. Emereciano disse que aguarda a licença ambiental para começar as obras da BR-030, entre Cocos e Mambaí, em Goiás. O ex-prefeito sugeriu a estruturação do aeroporto de Guanambi para carga; assim, escoará a produção no futuro.
O prefeito Tito explicou que Palmas de Monte Alto será beneficiada com 13 mil hectares, que gerará emprego e movimentará a economia não só local, mas regional. Nal disse que Guanambi será beneficiada por fazer parte desse projeto, que será a redenção da região.
Nilo Coelho disse que o Vale do Iuiu será uma realidade; inclusive foi apresentado que, na década de 70, ele já falava desse projeto.
Conforme o Governo Federal, são 51 mil hectares beneficiados, sendo 14 mil em Malhada, 24 em Iuiu e 13 em Palmas de Monte Alto. O Governo Federal lançou a licitação para estudos de viabilidade e modelagem de concessão do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú em 2023. A elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e da modelagem jurídica para a Parceria Público-Privada (PPP) é de responsabilidade da Codevasf.