Cemig anuncia fechamento gradual de comportas em Três Marias
O fechamento ocorre por conta da diminuição dos reflexos do evento chuvoso que produziu o recorde de afluência ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, no Norte de Minas.
TRÊS MARIAS – A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou na manhã desta sexta-feira (28), o fechamento gradual do vertedouro da UHE Três Marias a partir de segunda-feira (31).
O fechamento ocorre por conta da diminuição dos reflexos do evento chuvoso que produziu o recorde de afluência ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, no Norte de Minas. Considerando o cenário de chuvas até o dia 8 de fevereiro, os demais patamares de redução serão confirmados ao longo da semana que segue.
O fechamento será realizado em patamares, da mesma forma que foi realizada a abertura, para evitar impactos à vida aquática do rio São Francisco e proteger os terrenos das planícies naturais ocupada pelas águas. Partindo do patamar final de liberação que hoje totaliza 3.040 m³/s, as reduções seguirão um cronograma conforme abaixo:
Calendário de Três Marias
Segunda-feira, dia31 de janeiro- redução da liberação de vazão para 2.640 m³/s (vazão turbinada + vazão vertida)
Terça-feira, dia 1º de fevereiro- terça-feira: redução da liberação de vazão para 2.200 m³/s (vazão turbinada + vazão vertida).
Até o momento, foram 15 dias de vertimento, desde a abertura até o fechamento na semana que segue, sempre buscando controlar os possíveis efeitos para o trecho de jusante e dar transparência à operação, bem como garantir tempo hábil para o monitoramento e as ações preventivas dos municípios ribeirinhos.
O evento foi capaz de produzir a subida no armazenamento do reservatório em mais de 7 metros, o que representou um aumento de mais de 40% em apenas 20 dias.
Ainda assim, o poder de amortecimento dessa acumulação de água durante a cheia natural garantiu que o nível na região de Pirapora e Buritizeiro se mantivesse mais baixo que o evento vivenciado no dia 12/01/2022, quando a usina se mantinha com o vertedouro fechado, mas o rio Abaeté (que deságua após a barragem) por si só foi capaz de produzir uma cota de inundação mais alta que as vividas ao longo desse período de vertimento.
Nível do Rio São Francisco na Bahia
O nível do rio São Francisco subiu três centímetros nas últimas 24 horas em Carinhanha, no Médio São Francisco. Na manhã desta sexta-feira, foram registrados 8 metros e 19 centímetros.
Malhada
Na quinta-feira (27), a Escola Municipal Paulo Freire recebeu a primeira família desabrigada após as fortes chuvas que atingiram o município de Malhada, no Médio São Francisco.
Após as fortes chuvas que atingiram Malhada entre os meses de novembro, dezembro e início de janeiro, o município já contabiliza um prejuízo de mais de R$ 10 milhões.
Algumas estradas estão isoladas, como é o caso do trecho entre Malhada e o distrito de Canabrava, comunidades de Ilha das Melancias, Ilha de Malhada, Trecho de Tomé Nunes, Ressaca, Lagoa da Samba, Acesso a Ilha de Zezé e região do Rio Verde.