Cavalos são flagrados soltos no perímetro urbano de Carinhanha
O flagrante foi feito no domingo (10), na rua 2 de Julho, entre o posto de combustível e o anel viário da ponte Guimarães Rosa, na BR-030.
CARINHANHA — Três cavalos foram flagrados pastando livremente em Carinhanha, na região sudoeste da Bahia. O flagrante foi feito no domingo (10), na rua 2 de Julho, entre o posto de combustível e o anel viário da ponte Guimarães Rosa, na BR-030.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Na madrugada da última sexta-feira (8), um cavalo foi morto a tiros após ser flagrado pastando às margens da BA-161, no Povoado do Marrequeiro, zona rural de Carinhanha. No dia 5 de novembro, o motociclista Thalyson Porto de Oliveira, 19 anos, morreu após colidir contra um cavalo em Malhada.
Em um vídeo feito por um internauta, é possível ver os animais pastando, inclusive um em cima da via. O motorista filma e os animais seguem o trajeto sentido ao centro da cidade, conforme informa o autor da filmagem.
Deixar animais soltos é crime e pode acarretar multa e outras consequências. A Lei 9.605/98 considera o abandono de animais um crime ambiental, punível com detenção de 3 meses a 1 ano e multa. O Código de Trânsito Brasileiro pode ser alterado para proibir a presença de animais soltos nas vias, e determinar multas para os proprietários.
O dono ou detentor do animal é responsável pelos danos que ele causar, pois deve cuidar para que não prejudique terceiros. Animais de grande porte, como cavalos, vacas, mulas e burros, soltos nas ruas, podem ser recolhidos pela prefeitura e leiloados.