Casos de dengue disparam em Carinhanha nos primeiros três meses de 2024

Fabrício disse ser 628 casos notificados pela equipe da Vigilância Epidemiológica, mas ultrapassar 800 notificações.

Fabrício Barreto
Fabrício Barreto

CARINHANHA — O município de Carinhanha, no sudoeste da Bahia, está vivendo uma das mais grave epidemias de dengue entre os municípios da região. Entrevista concedida ao programa Jornal da Cidade, da Cidade FM, na sexta-feira (22), o Fabrício Barreto, secretário de Saúde, deu detalhes e demostrou preocupação.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Fabrício disse ser 628 casos notificados pela equipe da Vigilância Epidemiológica, mas ultrapassar 800 notificações. Ele disse que Carinhanha está em alerta total, inclusive existem no município equipes do Corpo de Bombeiros e da 30⁠ª DIRES de Guanambi.

O secretário afirmou que algumas medidas estão em andamento para ampliar o combate à proliferação do mosquito transmissor, com mutirões realizados na sede e nos distritos e povoados, como uma das medidas para conter o avanço da dengue.

Visivelmente preocupado, Fabrício lamentou de Maria Florinda de Jesus, primeira morte por dengue registrada na sexta-feira. Ele disse que a secretaria promoveu encontros com os agentes comunitários que atuam em todas as regiões do município para apresentar o cenário da dengue.

Conforme Fabrício, qualquer sintoma relacionado a doença procure uma unidade de saúde. Ele explicou que o paciente precisa se manter hidratado, por isso, o paciente nunca deve se automedicar. “Digo uma coisa, nunca Aécio em caso de suspeita de dengue”, disse Fabrício.

Na Bahia, o estado tem 272 dos 417 municípios em epidemia da doença (65% das cidades baianas) e já contabiliza 18 mortes de pacientes.

Deixe seu comentário