Carinhanhense denuncia suposto caso de racismo em atendimento da Azul no aeroporto de Guanambi
O episódio teria ocorrido na tarde da última quarta-feira (2), no aeroporto de Guanambi, quando o músico e ator tentou usar os serviços.
CARINHANHA — O músico e ator Tharsicio Lopes Braga, 38 anos, morador na cidade de Carinhanha, no sudoeste da Bahia, denunciou nas redes sociais um suposto caso de racismo institucional envolvendo um funcionário da Azul Linhas Aéreas no aeroporto de Guanambi, no sudoeste baiano.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
O episódio teria ocorrido na tarde da última quarta-feira (2), quando Braga acompanhava um amigo que embarcaria em um voo da companhia, conforme narrou nas redes sociais.
Segundo relato publicado por Tharcísio em seu perfil, ele procurou o balcão da Azul para esclarecer dúvidas sobre o despacho de bagagens. No entanto, de acordo com sua versão, o atendente respondeu de forma ríspida e informou que o prazo para despachar malas havia se encerrado. “Se quiser viajar, terá que seguir sem bagagem”, teria afirmado o funcionário.
Surpreso com a resposta, o ator retornou ao amigo Cícero Porto, que então decidiu conversar pessoalmente com o atendente. Neste segundo atendimento, o funcionário mudou de postura e informou que ainda seria possível despachar as malas. Segundo Tharcísio, a diferença de tratamento entre os dois chamou atenção: Ele é negro, enquanto Cícero é branco.
“O funcionário negou o despacho para mim, mas permitiu para o meu amigo minutos depois. Hoje, se eu fosse viajar, seria impedido só por ser negro. Triste realidade. Todos devem ser tratados com respeito, independentemente da cor da pele ou condição financeira. Somos humanos e devemos ser tratados como iguais”, afirmou Braga na publicação.
A denúncia ganhou repercussão nas redes sociais por meio de vídeos e relatos compartilhados no Instagram.
O OUTRO LADO – A Azul Linhas Aéreas ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso até a última atualização desta reportagem. O Portal Folha do Vale está aberto para os esclarecimentos da empresa, sobre o ocorrido.