Carinhanha lidera a maior taxa de violência doméstica na região

Os números foram repassados ao Folha do Vale, pela delegada Adriana Santos, na manhã desta terça-feira (7).

CARINHANHA — Carinhanha, na região sudoeste da Bahia, voltou a ser um dos municípios com a maior taxa de violência doméstica nas 18 cidades da área da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Guanambi (22ª Coorpin).

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Os números foram repassados pela delegada Adriana Santos, na manhã desta terça-feira (7). Além dos casos de violência doméstica, o município também lidera os casos de estupro de vulneráveis.

Ela assumiu há menos de 30 dias, mas já deixou claro que houve um crescimento na quantidade de denúncias. O que é visto como “positivo”, porque são crimes que costumeiramente apresentam “cifra negra”, muito alta.

Cifra negra” é o termo usado para classificar crimes que acontecem, mas que não chegam ao conhecimento policial. Nesse caso, crimes de violência doméstica e estupro, o principal motivo é a vergonha da vítima em denunciar.

Isso é muito prejudicial porque acaba não sendo apurado e o infrator nem é processado. E geralmente muitos infratores não cometem o crime contra uma vítima só. Então estamos conseguindo reduzir bastante essa “cifra negra”. Muita gente que não denunciava agora está denunciando, e a ajuda muito no trabalho de combate”, disse ela.

Em dezembro de 2023, o Juiz Titular da Comarca de Carinhanha, Juiz Arthur Antunes Amaro Neves, denunciou que 80% das denúncias que chegam à polícia envolvendo crianças e adolescentes têm relação com crimes sexuais e violência doméstica.

O titular da Comarca da cidade divulgou os dados durante a reinauguração do Fórum no dia 26 de outubro, na presença do presidente do TJ-BA, Nilson Castelo Branco, que se comprometeu a levar o assunto diretamente ao governador, buscando providências contra essa situação.

Deixe seu comentário